Stock Car: Max Wilson e Júlio Campos vencem em Tarumã

0
Postado 27 de junho de 2016 por bisponeto em
O GP da Esperança, quinta etapa dos Campeonatos Brasileiro e Sulamericano de Stock Car, foi recheado de alternativas, disputas e ultrapassagens. As duas corridas realizadas na tarde deste domingo (26/6) no circuito de Tarumã, no Rio Grande do Sul, tiveram as vitórias de Max Wilson e Júlio Campos.

O pódio da primeira prova foi completado pela dupla Felipe Fraga – que estende sua liderança no campeonato de sete para dez pontos – e Marcos Gomes. Na segunda, Thiago Camilo e Allam Khodair fecharam em segundo e terceiro após emocionante perseguição ao líder da corrida.

Rubens Barrichello, que largou da pole position, acabou não tendo um domingo positivo. O campeão de 2014, apesar de ter mantido a ponta na saída, foi perdendo posições até ser acertado na última volta pelo carro de Rafael Suzuki – que acabou sendo excluído da etapa por atitude anti-desportiva. Rubinho ainda terminou a prova na 17ª colocação, somando importantes sete pontos. A equipe Full Time conseguiu trocar a suspensão traseira do carro de Rubens em 15 minutos, a tempo de permitir que largasse dos boxes na segunda prova. Resiliência que valeu ao recordista de participações na Fórmula 1 suados quatro pontos pelo 12º lugar, levando um total de 11 na etapa.

Fraga, que largou em quarto, alçou-se à liderança e passou a ser seguido por Max Wilson. O piloto venceu a segunda corrida da etapa anterior em Santa Cruz do Sul, teve paciência e atacou no momento certo, realizando bela ultrapassagem por fora na curva um logo após a abertura da 33ª das 37 voltas.

“Nosso carro estava competitivo. Economizei os pneus na primeira parte da corrida, e no final da prova eu estava em melhores condições por isso. Uma vitória que vale 30 pontos, e espero que venham mais dessas no decorrer da temporada”, afirmou Max, que se iguala a Marcos Gomes com duas vitórias na temporada. Mesmo não tendo pontuado na segunda prova, Wilson foi o maior pontuador da etapa e ocupa a quinta posição no campeonato com 84 pontos, colado no terceiro e quarto colocados da tabela – Daniel Serra com 86 e Átila Abreu com 85, respectivamente.

Daniel Serra, Valdeno Brito, Ricardo Maurício, Felipe Lapennna, Vitor Genz, Lucas Foresti e Sérgio Jimenez não fizeram o pit stop e fecharam os dez primeiros da abertura da etapa.

Na segunda corrida o grid se misturou bastante. Nove carros largaram dos boxes após reparos – um deles o do vencedor Júlio Campos – e os que estavam na ponta no início tiveram de ir aos boxes para reabastecimento. Isso permitiu a Campos abrir vantagem sendo escoltado, inicialmente, pelo companheiro de equipe Gabriel Casagrande, que depois acabou perdendo terreno para terminar em quarto lugar.

Quando Allam Khodair – que liderava a primeira corrida quando teve de parar com um problema no câmbio – passou Casagrande, trazendo Thiago Camilo consigo, começou uma perseguição para eliminar a vantagem de quase sete segundos aberta pelo curitibano na frente.

A cinco voltas do final, Camilo deu o bote, passou Khodair e começou a virar ainda mais rápido na caça ao líder. Por pouco, não deu tempo. Em seis voltas o piloto praticamente aniquilou a vantagem de Campos, e a dupla cruzou a linha de chegada praticamente junta: a margem do vencedor sobre o segundo colocado foi de apenas 0s216.

“A gente nem queria economizar o carro na primeira corrida, mas logo depois da largada eu tive um furo de pneu, o carro ficou estranho, avisei a equipe e na quarta volta o pneu estourou. Como não marcaria pontos, preferi colocar o carro na garagem e focar para a segunda prova”, explicou. “Colocamos dois pneus bons e deu certo. Consegui abrir um pouco no começo, e no final passei a acelerar mais. Deu para manter a distância com a margem necessária”, apontou.

Assim Campos volta a vencer após mais de um ano. Sua última vitória havia sido em Curitiba, no mês de abril de 2015. Até então, o paranaense não vinha tendo uma temporada muito positiva, pontuando em somente duas das nove corridas disputadas até então.

“Descobrimos um problema grave no carro durante o treino de verificação de sexta-feira aqui em Tarumã. Mexemos em tudo e começamos o acerto praticamente do zero. Tivemos uma melhora muito grande, e na corrida estamos evoluindo pouco a pouca para andarmos onde devemos andar, que é sempre entre os cinco primeiros”, analisou. Por isso, segundo Júlio, o sentimento é de alívio. “Lava a alma, com certeza. É importante fazer estes pontos para chegarmos na próxima etapa com todos na equipe motivados”, concluiu.

Cacá Bueno concluiu a segunda prova do GP da Esperança na quinta posição, seguido por Bia Figueiredo, Diego Nunes, Ricardo Zonta – que não correu a primeira bateria por um problema de motor (sua equipe passou toda a corrida trocando a peça no carro #10) -, Galid Osman e Átila Abreu fecharam os dez primeiros colocados.

A Stock Car volta à ativa dentro de três semanas para a sexta etapa da temporada 2016, a ser disputada no velocíssimo traçado do Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), no dia 17 de julho.

Resultado Corrida 1:
1.º) Max Wilson (Eurofarma RC), 37 voltas em 45min28s702 (média 149,8 km/h);
2.º) Felipe Fraga (Cimed Racing), a 3s599;
3.º) Marcos Gomes (Cimed Racing), a 12s424;
4.º) Daniel Serra (Red Bull Racing), a 14s415;
5.º) Valdeno Brito (TMG Racing), a 15s029;
6.º) Ricardo Mauricio (Eurofarma RC), a 18s997;
7.º) Felipe Lapenna (Hot Car Competições), a 22s157;
8.º) Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team), a 24s954;
9.º) Lucas Foresti (Full Time-ProGP), a 25s603;
10.º) Sergio Jimenez (Cavaleiro Sports), a 27s355;
11.º) Guga Lima (TMG Racing), a 30s978;
12.º) Popó Bueno (Cavaleiro Sports), a 33s630;
13.º) Denis Navarro (Vogel Motorsport), a 39s495;
14.º) Átila Abreu (Shell Racing), a 1 volta;
15.º) Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing), a 1 volta;
16.º) Bia Figueiredo (União Química Racing), a 1 volta;
17.º) Rubens Barrichello (Full Time Sports), a 1 volta;
18.º) Diego Nunes (União Química Racing), a 1 volta;
19.º) Galid Osman (Ipiranga-RCM), a 3 voltas;
20.º) Cacá Bueno (Red Bull Racing) – a 3 voltas.

MELHOR VOLTA: Felipe Fraga, 1min10s037 (157,7 km/h).

Resultado Corrida 2:

1.º) Julio Campos (C2 Axalta Racing), 24 voltas em 28min52s852 (média 153,0 km/h);
2.º) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a 0s216;
3.º) Allam Khodair (Full Time Sports), a 3s911;
4.º) Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing), a 19s021;
5.º) Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 19s338;
6.º) Bia Figueiredo (União Química Racing), a 28s307;
7.º) Diego Nunes (União Química Racing), a 29s312;
8.º) Ricardo Zonta (Shell Racing), a 32s265;
9.º) Galid Osman (Ipiranga-RCM), a 41s716;
10.º) Átila Abreu (Shell Racing), a 43s146;
11.º) Rubens Barrichello (Full Time Sports), a 45s985;
12.º) Raphael Abbate (Hot Car Competições), a 47s045;
13.º) Valdeno Brito (TMG Racing), a 49s602;
14.º) Daniel Serra (Red Bull Racing), a 53s497;
15.º) Guga Lima (TMG Racing), a 1min00s6;
16.º) Felipe Lapenna (Hot Car Competições), a 1min04s0;
17.º) Max Wilson (Eurofarma RC), a 1min04s9;
18.º) Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team), a 1min08s4;
19.º) Felipe Guimarães (Full Time-ProGP), a 1 volta;
20.º) Lucas Foresti (Full Time-ProGP), a 1 volta;
21.º) Ricardo Mauricio (Eurofarma RC), a 1 volta.

MELHOR VOLTA: Ricardo Maurício, 1min09s969 (157,9 km/h).

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO:

1.º) Felipe Fraga, 111 pontos; 2.º) Marcos Gomes, 101; 3.º) Daniel Serra, 86; 4.º) Átila Abreu, 85; 5.º) Max Wilson, 84; 6.º) Rubens Barrichello, 77; 7.º) Ricardo Maurício, 75; 8.º) Valdeno Brito, 73; 9.º) Cacá Bueno, 68; 10.º) Diego Nunes, 68; 11.º) Vitor Genz, 64;
12.º) Ricardo Zonta, 58; 13.º) Allam Khodair, 55; 14.º) Galid Osman, 51; 15.º) Sérgio Jimenez, 50; 16.º) Denis Navarro, 48; 17.º) Gabriel Casagrande, 46; 18.º) Thiago Camilo, 44; 19.º) Júlio Campos, 43; 20.º) Rafael Suzuki, 43; 21.º) Felipe Guimarães, 41; 22.º) Lucas Foresti, 34; 23.º) Bia Figueiredo, 30; 24.º) Guga Lima, 29; 25.º) Popó Bueno, 26; 26.º) Felipe Lapenna, 22; 27.º) Raphael Abbate, 15; 28.º) Luciano Burti, 11; 29.º) Nestor Girolami, 5; e 30.º) Fábio Carbone, 2.

(Fotos: Fernanda Freixosa/Duda Bairros/Fábio Davini).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)