Goodyear faz checklist para garantir segurança no trânsito

0
Postado 17 de maio de 2016 por bisponeto em
O trânsito na cidade e na estrada muitas vezes coloca o motorista em situações inesperadas e até mesmo perigosas. Como patrocinadora oficial da terceira edição do Movimento Maio Amarelo, a Goodyear compartilha algumas dicas para que o condutor do veículo tenha uma postura permanentemente preventiva para evitar acidentes.

Frequentemente somos surpreendidos por situações que podem prejudicar o nosso desempenho ao volante, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito. E não são poucos os itens com que devemos nos preocupar: luz, clima, aquaplanagem, via, trânsito, veículo e, claro, nossas próprias condições físicas e mentais. Veja como agir para evitar essas condições adversas comuns:

  1. Condições adversas de luz

O excesso de claridade pode causar o ofuscamento e a falta de luz ocasiona a penumbra, podendo provocar condições favoráveis a um acidente. Portanto, em vias iluminadas, use farol baixo. À noite, ao perceber um veículo no sentido contrário, seja o primeiro a baixar o farol.

Nas rodovias, use sempre faróis acesos em luz baixa, independentemente da hora do dia. Assim você será visto com mais facilidade.

  1. Condições adversas do clima

Estão ligadas às condições atmosféricas: frio, calor, vento, chuva, granizo e neblina. Assim, devem ser tomadas medidas de segurança, como reduzir a marcha, acender o farol baixo e, se o tempo estiver ruim, parar em um lugar seguro e esperar que as condições melhorem.

  1. Aquaplanagem ou hidroplanagem

É a falta de aderência dos pneus à via. Ocorre em consequência da formação de uma camada de água entre a pista e os pneus do veículo, levando o condutor à perda de controle do automóvel.

Entre os fatores que causam a aquaplanagem estão a grande quantidade de água na pista, pneus lisos, com ausência de sulcos e alta velocidade. Se o veículo aquaplanar, o motorista deve desacelerar suavemente segurando o volante com firmeza, fazendo o máximo possível para manter o veículo em linha reta. Ele não deve frear bruscamente e nem movimentar a direção de forma abrupta.

  1. Condições adversas da via

Antes de iniciar um percurso, seja curto ou longo, o motorista deve procurar informações sobre as condições das vias que vai percorrer para planejar melhor seu itinerário, assim como o tempo que vai precisar para chegar ao destino desejado.

De acordo com cada situação, o condutor deve, como medida preventiva, controlar a velocidade e redobrar a atenção, evitando ser surpreendido e se envolver em um acidente.

  1. Condições adversas do trânsito

Envolvem a presença de outros usuários na via, interferindo no comportamento do condutor. Em determinados locais – área central, área escolar, órgãos públicos, paradas de ônibus – e também nos horários de pico – entrada e saída de trabalhadores e estudantes –, o número de veículos é maior. O condutor defensivo deve obedecer à sinalização existente com atenção redobrada. Sempre que possível, evite esses locais e horários.

  1. Condições adversas do veículo

Antes de sair com seu veículo, o condutor deve ter certeza de que a manutenção do carro está em dia e verificar se ele está em condições de circulação. Os defeitos mais comuns que podem causar acidentes são:

  1. Pneus gastos;
  2. Freios desregulados;
  3. Lâmpadas queimadas;
  4. Limpadores de para-brisa com defeito;
  5. Falta de buzina;
  6. Espelho retrovisor deficiente.
  7. Condições adversas do motorista

Finalmente, mas não menos importante, é preciso considerar o estado do condutor. Isto é, se ele está física e mentalmente em condições de dirigir um veículo.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)