TESTE: Fiat Doblò tem conforto e muito espaço interno

0
Postado 7 de janeiro de 2016 por bisponeto em
Durante o período de 18 de dezembro de 2015 a 6 de janeiro de 2016, a Fiat Automóveis nos cedeu o Doblò Essence 1.8 16V Flex para test-drive. Rodamos com ele na cidade e na estrada, vazio e com quatro pessoas, mais bagagem, numa pequena viagem ao litoral paranaense com a família. A “Multivan” da Fiat iniciou sua produção em 2001, sendo sucesso de vendas desde o seu lançamento. A versão Essence 1.8 Flex 2016 custa R$ 69.990,00.

Comprovando suas características de “Family Car”, sendo referencia de mercado desde o seu lançamento, o Doblò Essence 1.8 tem como ponto alto o bom desempenho, com muito conforto e amplo espaço interno para todos os ocupantes, além da praticidade com as portas laterais traseiras corrediças de fácil acesso e manuseio. Porém seu consumo ainda é um pouco elevado, fazendo média de 6,7 na cidade e 9,4 na estrada. Outro ponto que poderia melhorar é a ventilação para ocupantes do banco de trás, que não recebem o ar-condicionado.

O Fiat Doblò tem capacidade para até sete passageiros, mede 4,25 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 1,83 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. O porta-malas pode transportar entre 665 litros, com os bancos adicionais dobrados. O Doblò Essence vem com vidros elétricos dianteiros, direção hidráulica, computador de bordo e porta lateral corrediça em todas as versões. Os bancos suplementares, que pode ser rebatidos caso se necessite de mais espaço para bagagens, e o ar-condicionado são itens de série para a versão Essence 1.8.

Equipado com o potente motor 1.8 Flex de 132/130 CV (álcool e gasolina), o Doblò Essence tem boa aceleração e retomadas de velocidade, com boa estabilidade, de dar inveja a muito sedan por aí. Mesmo com design mais robusto e grandes retrovisores externos ele chega fácil a 165 km/h. Apesar de ter grande área envidraçada, existem ainda alguns pontos cegos nas laterais, que requerem mais atenção dos motoristas nos trânsitos urbanos, por causa dos motoqueiros que passam sempre apressados, tanto pela direita, quanto pela esquerda, independentemente do espaço que deixamos.

No geral, o Fiat Doblò 1.8 Flex foi aprovado em nosso test-drive, cumprindo à risca o seu objetivo de Multivan, transportando até sete passageiros com conforto e segurança. Internamente, ele possui vários “porta-trecos”, suportes de garrafas de água e um generoso bagageiro na parte da frente, para transportar pequenas bolsas, revistas, entre outras coisas. Com os bancos rebatidos, vira um carro de carga, podendo até fazer pequenas mudanças. Porém, nos dois bancos adicionais é recomendado apenas para crianças, adolescentes ou adultos pequenos, para não comprometer o conforto.

 

Ficha técnica: Fiat Doblò Essence 1.8 Flex

 – Motorização: 1.8 Flex;

– Alimentação: Injeção multi ponto;

– Combustível: Flex – Álcool e Gasolina;

– Potência (CV): 132,0 (álcool) e 130,0 (gasolina);

– Cilindrada (cm³): 1.747 (álcool) e 1.745 (gasolina);

– Torque: 18,9 (álcool) e 18,4 (gasolina);

– Câmbio: Manual de cinco marchas;

– Tração: Dianteira;

– Direção: Hidráulica;

– Velocidade máxima: 167 (álcool) e 165 (gasolina);

– Tempo 0 a 100 (km/h): 12,7s (álcool) e 12,4 (gasolina);

– Consumo cidade (km/l): 6,6 (álcool) e 7,4 (gasolina);

– Consumo estrada (km/l): 10,2 (álcool) e 11,8 (gasolina);

– Suspensão dianteira: Suspensão tipo McPherson com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal;

– Suspensão traseira: Suspensão tipo eixo transversal (beam) com barra estabilizadora, roda tipo rígida e molas feixe de lâminas;

– Freios: Dois freios a disco com dois discos ventilados;

– Peso: 1.330 kg;

– Tanque: 60 litros;

– Porta-malas: 665 litros;

Preço: R$ 69.990,00.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)