Linha City 2016 ganha novos equipamentos

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Postado 22 de dezembro de 2015 por bisponeto em
A Honda apresenta a linha 2016 do City com novidades que o tornam ainda mais completo em todas as versões. O sedã está em sua segunda geração no Brasil – lançada no segundo semestre do ano passado – e possui quatro configurações: DX, LX, EX e EXL. Todas são equipadas com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne aliado ao câmbio manual de cinco marchas na DX e CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável) nas demais versões.

Com estilo arrojado, alto nível de conforto e eficiência, o City 2016 traz em toda a linha itens de série como: ar-condicionado (manual nas versões DX e LX, e digital touchscreen na EX e EXL); sistema de som com Bluetooth, entrada USB e função HFT (Hands Free Telephone); acionamento elétrico para travas das portas, vidros e retrovisores externos; volante com ajuste de altura e profundidade; painel de instrumentos moderno e de fácil visualização; além de chave do tipo canivete com sistema de travamento e destravamento das portas com imobilizador. Entre os equipamentos de segurança, o modelo possui freios com ABS (antitravamento); direção elétrica EPS (Electric Power Steering); airbags para motorista e passageiro da frente, além de airbags laterais e de cortina na versão EXL; cintos de segurança de três pontos; encosto de cabeça para todos os ocupantes e pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH.

A versão DX agregou diversos itens de configurações superiores, como chave do tipo canivete, painel de instrumentos e visor do áudio na cor branca, para-brisa degradê, ajuste de profundidade da direção (já contava com ajuste de altura) e retrovisores na cor da carroceria. Além desses equipamentos, a versão LX traz como novidades as maçanetas internas cromadas e controle de áudio no volante.

No City EX, o volante recebeu acabamento em couro e foi adicionado um apoio de braço central dianteiro com porta-objetos. A versão EXL passou a ter também airbags de cortina, que abrange toda a lateral envidraçada, totalizando seis bolsas de proteção (dianteiras, laterais e de cortina), e central multimídia de 7” com navegador integrado. Esse sistema possui entradas USB, micro SD e auxiliar, e conexão via Bluetooth e Wi-Fi. A tela reproduz, ainda, a imagem da câmera de ré. Outra tecnologia de destaque nas configurações EX e EXL é o ar-condicionado digital com comandos touchscreen.

Conforto e sofisticação

Os novos equipamentos agregados à linha City reforçam a modernidade, sofisticação e alto padrão de qualidade do modelo, características que o colocam em um patamar superior. A atual geração, lançada no segundo semestre do ano passado, trouxe mudanças no design, espaço interno e conjunto mecânico, além das inovações tecnológicas.

No interior, o espaço foi ampliado, melhorando significativamente o conforto para os ocupantes. Para o motorista e passageiro do banco dianteiro, a distância entre os ombros foi aumentada em 40 mm e o espaço da cabeça ao teto está 10 mm maior, em relação à geração anterior. Os passageiros do banco traseiro também contam com mais espaço para as pernas, com o aumento de 60 mm na distância para os bancos da frente e mais 70 mm no espaço para os joelhos. As bagagens e objetos podem ser facilmente acomodados no porta-malas, que teve o acesso ampliado em 20 mm e possui capacidade para 536 litros (incluindo o espaço inferior).

Performance e eficiência

O motor 1.5 i-VTEC 16V traz a tecnologia FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio, pois aquece o combustível no próprio injetor, se necessário. Quando há uma alta concentração de etanol e baixa temperatura ambiente, os injetores aquecem o combustível de acordo com a necessidade, resultando em uma partida rápida e segura.

Esse propulsor oferece alta performance aliada à redução do consumo de combustível, conquistando classificação “A” no Conpet (teste realizado pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), tanto na Comparação Relativa na Categoria como na Comparação Absoluta Geral. O 1.5 i-VTEC gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm, quando abastecido com etanol – são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm com gasolina. Esse desempenho se deve, principalmente, ao comando de válvulas variável, que controla eletronicamente a sincronização e abertura das válvulas, permitindo respostas eficientes em todas as faixas de rotação.

A versão DX possui câmbio manual de cinco velocidades e as demais são equipadas com transmissão CVT, sendo que a EX e EXL trazem paddle shift (aletas atrás do volante) para trocas de sete marchas virtuais. O câmbio CVT tem conversor de torque e uma elasticidade de giro maior, o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível.

Para garantir uma excelente dirigibilidade, conforto e segurança, a suspensão também foi aperfeiçoada nesta geração. Na dianteira, o sistema é do tipo MacPherson, com um batente hidráulico para reduzir o efeito “rebound” (ricochete) – evita o impacto da suspensão no final do curso ao sair de uma lombada, por exemplo. Na traseira, há buchas hidráulicas e um eixo de torção mais rígido.

Cinco estrelas no Latin NCAP

O City fabricado no Brasil recebeu uma alta avaliação do Latin NCAP: cinco estrelas no teste de segurança em relação à proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas para proteção de crianças, no assento traseiro. O modelo traz a carroceria com tecnologia ACE (Advanced Compatibility Engineering), desenvolvido exclusivamente pela Honda, e várias melhorias agregadas à geração atual. Essa estrutura foi projetada para distribuir de maneira uniforme a energia de um impacto, reduzindo a força transferida para a cabine e protegendo os ocupantes. Além disso, a estrutura dispersa de maneira mais uniforme a força transferida para outros veículos envolvidos na colisão.

Segundo a análise do órgão, o City apresenta carroceria estável, capaz de suportar carga adicional, e atende as exigências do teste de impacto lateral. Os airbags dianteiros protegem bem o motorista e passageiro, assim como os cintos de três pontos com pré-tensionadores e limitadores de carga. O sistema de fixação para cadeirinhas infantis no banco traseiro conseguiu prevenir um movimento excessivo para frente durante o impacto, oferecendo boa proteção aos dois dummies que representam uma criança de 1 ano e 6 meses a 3 anos de idade.

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