Ases do Volante

BINO, HÁ 52 ANOS…

0
Postado 25 de junho de 2015 por bisponeto em
Minucioso trabalho de pesquisa desenvolvido pelo jornalista Paulo Scali e materializado no livro “Bino – A trajetória de um vencedor” que acaba der ser publicado com o importante apoio da Mahle Metal Leve nos transporta a uma época distante relativa às competições automobilísticas brasileiras, ou seja, vivida há mais de cinquenta anos atrás.

Foi justamente no dia 15 de junho de 1963, por volta das 22,00 horas, que Christian Heins, apelidado de “Bino”, um dos mais destacados pilotos de carros de competição do Brasil em sua época e grande empreendedor na área do automobilismo, morreu tragicamente num pavoroso acidente ocorrido durante a disputa de uma das mais famosas provas de longa duração do mundo, a “24 Horas de Le Mans”, no Circuit de la Sarthe, na França. Quando isso ocorreu Bino, apesar de ser muito jovem, pois, tinha apenas 28 anos de idade, contava com uma trajetória como piloto de competição pontilhada de grandes conquistas, no Brasil e no exterior.

De acordo com a história, a quebra do motor do carro marca Aston Martin, pilotado por Bruce McLaren, ocasionou o derramamento de óleo sobre a pista, justo numa curva, ocasionando acidentes que envolveram vários veículos.

Entre estes, o carro Jaguar de Roy Salvadori derrapou, bateu num barranco e incendiou. Jean-Pierre Manzon, pilotando um carro René Bonnet capotou e o piloto permaneceu desmaiado, sobre a pista. Na sequência vinha Bino pilotando um carro Alpine M63, liderando a prova em sua categoria, até 1.000cc e fazendo média de 166,299km\h. O piloto brasileiro conseguiu desviar o corpo de Jean-Pierre Manzon, caído sobre a pista, mas, seu carro derrapou no óleo, chocou-se com o René Bonnet e atingiu um poste. Ocorreu então a explosão do veículo, que foi tomado pelas chamas, tendo preso em seu interior Christian Heins.

Assim foi encerrada, há 52 anos, a carreira do jovem piloto que, em sua época áurea, participou de competições em Curitiba (PR). Na foto, estampada no livro sobre a vida de Bino, flagrante do piloto a bordo do Alpine n°48 durante a Le Mans de 1963. (Ari Moro).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)