New March ganha novo motor três cilindros 1.0

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Postado 4 de fevereiro de 2015 por bisponeto em
Produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), o New March chega agora com novidades importantes, que vão deixá-lo ainda mais eficiente e prazeroso na condução. O primeiro modelo japonês lançado no segmento de veículos compactos agora também é o primeiro japonês a ser equipado com um moderno motor de três cilindros e 1,0 litro. Previsto para chegar às concessionárias Nissan de todo o país a partir de março, a novidade tem preço inicial estipulado em R$ 35.990, em versão completa desde o modelo de entrada.

Seguindo os padrões de qualidade da marca, o motor HR10 é moderno, compacto e leve, por conta da redução da massa de componentes, como bloco, cabeçote, virabrequim, cárter, entre outros. Ele é produzido na Fábrica de Motores da Nissan, no Rio de Janeiro.

O cabeçote (dotado de variador na admissão) e o bloco são de alumínio, materiais que colaboram para a redução do peso em relação ao propulsor utilizado anteriormente, de quatro cilindros (D4D) e que tinha bloco de ferro. Com esse novo “coração”, o Nissan New March obtém um bom equilíbrio entre o desempenho, pois tem a maior parte do seu torque disponível já em baixas e médias rotações, e a eficiência no consumo de combustível, que é um dos melhores do segmento. A sua excelente relação peso-potência, de 12,5 kg/cv, colabora bastante para a boa performance do carro no dia-a-dia das cidades e na hora de viajar. A Nissan trabalhou particularmente a dirigibilidade e o prazer ao dirigir com esse novo motor.

Derivado do motor HR12, de 1,2 litro utilizado pela Nissan em vários países, o HR10 foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro pela engenharia da empresa no Brasil e no Japão. Além de utilizar componentes de baixo atrito, o motor tem calibração para trabalhar com a gasolina brasileira (E22) e etanol (E100) e também a mistura dos dois em qualquer proporção. Muitos componentes foram nacionalizados e preparados para trabalhar com o etanol. O material das camisas dos cilindros, por exemplo, foi desenvolvido para a nova taxa de compressão. A geometria do coletor de admissão é nova, assim como foram modificados o diâmetro do corpo de borboleta. O volante e a polia de amortecimento foram balanceados com contrapesos externos para reduzir as vibrações características dos motores de três cilindros. Além disso, o isolamento acústico foi reforçado.

O novo motor mantém tecnologias que a Nissan utiliza em seus carros e que fazem a diferença para o cliente na hora da manutenção. Entre elas está o uso de corrente no lugar de correia para sincronização do virabrequim com a árvore do comando de válvulas (duplo e variável na admissão), solução que amplia o prazo de manutenção do equipamento para acima de 100 mil km, o dobro do normal para as correias. As velas têm eletrodos de platina, substituídas também a cada 100 mil km. Com essas duas soluções, o proprietário tem a certeza de maior durabilidade do motor e menor custo de manutenção. Produção local, tecnologia e qualidade japonesa dão maior tranquilidade aos clientes.

O HR10 1.0 12V oferece aos proprietários equilíbrio entre o consumo de combustível e o bom desempenho, fato comprovado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro. Com o novo propulsor, o Nissan New March foi reconhecido com a nota máxima (“A“) na sua categoria, obtendo algumas das melhores marcas de consumo na cidade e na estrada, com gasolina ou etanol. No ciclo urbano, o compacto faz 8,8 km/l, com etanol, e 12,9 km/l, com gasolina. Em estradas, as médias são de 10,3 km/l e 15,1 km/h, respectivamente. A relação da 5ª marcha foi alongada (0,821 para 0,7949) para baixar as rotações em velocidade de cruzeiro, também trazendo maior economia de combustível.

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