Volvo Cars mostra tecnologia de condução autônoma

0
Postado 18 de dezembro de 2014 por bisponeto em
A Volvo Cars realizou demonstrações, pela primeira vez no Brasil, do veículo de teste do projeto Drive Me, que tem como objetivo tornar a marca líder em condução autônoma, como pioneira na produção de veículos com essa tecnologia. O modelo é parte de um grande programa que prevê 100 veículos autônomos rodando com consumidores em Gotemburgo, na Suécia, em 2017.

“Com o carro autônomo o motorista terá a liberdade de decidir se quer dirigir ou fazer outra coisa neste tempo atrás do volante, como acessar a internet ou responder mensagens no celular, com toda a segurança possível”, explica Jorge Mussi, Diretor de assuntos governamentais e serviços ao cliente da Volvo Cars do Brasil.

O veículo de condução autônoma traz claras vantagens para o condutor e para a sociedade. A Volvo Cars quer contribuir com a mobilidade urbana das cidades através da redução de acidentes e melhoria do fluxo de trânsito, reduzindo os congestionamentos. O veículo de condução autônoma é também um grande aliado do meio ambiente, pois consome menos combustível e emite menos poluentes, melhorando a qualidade do ar.

O Projeto Drive Me

Com o projeto, a Volvo Cars quer entender as vantagens para a sociedade, os hábitos e necessidades dos clientes e as possibilidades técnicas de adoção da tecnologia de condução autônoma, de forma a moldar uma mobilidade sustentável no futuro.

A meta para 2017 é que consumidores dirijam 100 carros em condições reais de uso, por cerca de 50 km em vias selecionadas no entorno de Gotemburgo, na Suécia. Essas ruas trazem as típicas condições de vias, com estradas e cruzamentos.

“Tornar a cidade-sede da Volvo Cars, Gotemburgo, a primeira área no mundo para carros autônomos rodarem em condições de uso normal demonstra nossa liderança tecnológica e a dedicação da Suécia em ser pioneira na integração de carros autônomos”, explica Erik Coelingh, especialista técnico da Volvo Cars.

O programa Drive Me – carros autônomos para uma mobilidade sustentável – é uma iniciativa que envolve a Volvo Cars, a Swedish Transport Administration (Agência Sueca de Transportes), Lindholmen Science Park e a cidade de Gotemburgo. O que torna o projeto Drive Me único é o fato de ele envolver todos os pilares da cadeia, na Suécia: legisladores, autoridades de transporte, prefeitura, fabricante do veículo e consumidores reais.

“Testar esse tipo de carro em vias públicas nos proporciona informações valiosas sobre os benefícios sociais de ter carros autônomos como parte do trânsito. Nossos carros inteligentes são a parte fundamental da solução, mas uma abordagem da sociedade de forma conjunta é vital para oferecer mobilidade individual sustentável no futuro. Essa cooperação única é a chave para uma implantação de sucesso dos carros autônomos”, explica Erik Coelingh.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)