BMW inaugura fábrica no Brasil

0
Postado 9 de outubro de 2014 por bisponeto em
Nesta quinta-feira (9/10), a BMW inaugurou oficialmente sua primeira fábrica no Brasil, em Araquari, no Norte catarinense. A produção começou no último dia 30, com o sedã Série 3, modelo mais vendido pela montadora alemã no mercado brasileiro e no mundo.
Futuramente também serão fabricados na planta os modelos Série 1, o menor em preço, X1 e X3, que são utilitários, e o Mini Cooper Countryman. O primeiro carro a sair da linha de montagem, foi a versão 328i ActiveFlex (bicombustível) do Série 3, e que foi autografado pelos funcionários. Com 500 mil metros quadrados de área construída, a fábrica da BMW terá setores de soldagem, montagem e pintura, além de logística. A etapa inicial da produção, chamada de estamparia (corte das chapas), será feita na Alemanha, assim como os motores tanto a gasolina quanto flex.
A estimativa é que sejam gerados 1,3 mil empregos diretos e pelo menos 2,5 mil indiretos na região, quando a montadora estiver operando com capacidade máxima de produção, de 32 mil veículos ao ano. A estimativa é de que esse volume seja alcançado em até 3 anos. A montadora havia anunciado que os carros nacionalizados, inicialmente, não custarão menos que os equivalentes importados.
Outras marcas de luxo passarão a produzir no País nos próximos anos. A Audi deverá retomar a fabricação de modelos em São José dos Pinhais (PR), junto à fábrica da Volkswagen, proprietaria da marca. Em 2016 devem ser inauguradas as fábricas da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP), e da Jaguar Land Rover, em Itatiaia (RJ).
Com a inauguração da fábrica em Araquari (SC), a BMW passa a somar 30 unidades de produção e montagem de veículos em 14 países de quatro continentes. A marca também fabrica motos, pela divisão Motorrad, no Brasil, em Manaus, desde 2009.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)