Truck: Salustiano conquista pole position do GP Brasil-Argentina em Córdoba

0
Postado 13 de setembro de 2014 por bisponeto em
Paulo Salustiano conquistou neste sábado (13/9) a pole position para a sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Mais rápido nos dois treinos livres disputados na véspera, o piloto paulista da ABF Racing Team foi o mais rápido na fase decisiva do treino classificatório no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, na província de Córdoba, e vai alinhar seu Mercedes-Benz em primeiro neste domingo (14/9) no grid do GP Brasil-Argentina.

É a quarta pole position de Salustiano na Fórmula Truck, que comandou um grid pela primeira vez na categoria justamente em Córdoba, na temporada de 2013 – as outras poles, também no ano passado, ocorreram nas etapas de Guaporé e Brasília. Em sua volta rápida no Top Qualifying, ele conseguiu 149 milésimos de segundo de vantagem sobre o paranaense Leandro Totti, líder da temporada, segundo com o Volkswagen-MAN da RM Competições.

“Estou tirando um peso muito grande das costas, minha alegria hoje é imensa”, exultou Salustiano, oitavo colocado na classificação do campeonato. “É um ano de muita dificuldade. Meu agradecimento maior é a Deus, e depois à minha equipe, que me deu um caminhão tão bom. Quero dedicar a pole ao meu grande amigo Marcelo Pereira, com quem trabalhei por muitos anos e que está passando por um momento difícil. Agora é trabalhar pela vitória”, disse.

Salustiano tem um retrospecto positivo nas etapas da Fórmula Truck em Córdoba. Em 2012, na primeira edição da prova na cidade de Alta Gracia, ele largou em sexto com o Volvo da ABF Motorsport e terminou em segundo – foi seu melhor resultado até então. Em 2013, ele largou em primeiro e liderou a corrida até faltarem dez minutos para o fim, quando abandonou com quebra mecânica. “Sempre me dou bem aqui. Acho que o fim de semana é nosso”.

Totti, o segundo colocado no grid, comemorou aliviado. “É um segundo lugar que para mim vale mais que a pole. Tem sido um fim de semana muito difícil, tive quebras na sexta e no sábado, e a equipe se superou para aprontar o caminhão antes da tomada de tempos”, relatou o líder do campeonato. “Não tivemos tempo para acertar nada, o caminhão terminou de ser montado e eu fui para a pista. Só tenho de agradecer a todos pelo esforço”, acrescentou.

A segunda fila do grid argentino terá os dois caminhões Scania da Ticket Car-Corinthians Motorsport. Danilo Dirani superou seu companheiro de equipe Roberval Andrade por 0s004. “Fui o mais rápido no treino de hoje pela manhã, era um indicativo de que estava rápido. No treino seguinte tive problemas com os freios. Achamos que estava resolvido, mas na tomada o problema voltou. O caminhão está bom. Se resolvermos isso, dá para brigar por vitória”, decretou.

O GP Brasil-Argentina, neste domingo, terá largada às 13h15, horário de Brasília, para 60 minutos de disputas. A prova terá transmissão ao vivo em HD para todo o Brasil pela Rede Bandeirantes a partir das 13 horas. O grid definido na tomada de tempos disputada neste sábado, ainda sujeito a alterações a partir de eventual análise dos comissários técnicos do evento, é o seguinte:

Top Qualifying:
1.º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min31s080;
2.º) Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições, 1min31s229;
3.º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 1min31s557;
4.º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 1min31s561;
5.º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento, 1min31s628;
6.º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento, 1min31s807;
7.º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições, 1min32s017;
8.º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min32s156;
Treino classificatório:
9.º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 1min33s032;
10.º) Valmir Benavides (PR/Iveco), Scuderia Iveco, 1min33s137;
11.º) Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 1min33s257;
12.º) David Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans, 1min33s584;
13.º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min33s967;
14.º) Gustavo Magnabosco (SC/Volvo), ABF Motorsport, 1min33s980;
15.º) Jaidson Zini (SP/Iveco), Dakarmotors, 1min34s165.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)