BMW lança carro elétrico no Brasil

0
Postado 10 de setembro de 2014 por bisponeto em
Nesta quarta-feira (10/9), a BMW lançou no Brasil, seu primeiro carro elétrico para produção em série. O preço divulgado pela montadora partirá de R$ 225.950,00. Uma segunda configuração oferecida custará R$ 235.950,00. O i3 (que leva o “i” da submarca exclusiva para elétricos da montadora alemã) é um compacto com motor a combustão auxiliar. No Brasil, a concorrência praticamente não existe. Pois a venda de carros elétricos esbarra, entre outros aspectos, em altos impostos de importação e falta de estrutura.

Tanto que o i3 terá a venda limitada a oito cidades, informou a BMW. É mais um carro “de imagem” para a montadora, e não um modelo que causará impacto nas vendas – apesar de a montadora dizer que o mercado brasileiro é o maior da América Latina para o i3.

Equipamentos

A versão “de entrada” do i3 vem de série, com seis “airbags” (frontais, laterais e de cortina), freio autônomo de emergência, controles de tração e estabilidade, teto solar, sistema de som com tela de 10,25 polegadas com ConnectedDrive e navegação, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve aro 19. O acabamento imita alumínio. Estão disponíveis cinco cores de pintura, dois tons de prata, dois de cinza e branco. A outra versão que custa R$ 10 mil  a mais, adiciona ao pacote, rodas de 20 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo, câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro. O acabamento, neste caso, é de madeira, e há opção de pintura na cor laranja.

Com motor de 170 cavalos, o “hatch” é voltado especialmente para centros urbanos. Ele foi visto pela primeira vez em julho passado, apresentado em eventos simultâneos em Nova York, Londres e Pequim. O modelo é vendido na Europa e nos Estados Unidos, onde custa US$ 41.350 (cerca de R$ 95 mil ). O i3 acomoda quatro pessoas.

Como funciona

O i3 é um carro que possui um pequeno motor a combustão que serve apenas para alimentar as baterias. Por isso, esse tipo também é chamado de “zero emissão”, porque não libera gases poluentes na atmosfera. Outra característica desses carros é serem silenciosos, pois não há o ruído no motor.

A energia que move o carro vem de uma bateria de íon-lítio que, para carregar completamente, precisa de 8 horas em uma tomada de 220 volts. O motor elétrico pesa 50 kg e desenvolve 125 kW de potência, equivalente a 170 cavalos, segundo a fabricante. O torque  gerado, de 25,5 kgfm, leva o modelo a acelerar de 0 a 60 km/h em 3,7 segundos e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h e a tração, como em todos os BMW, é traseira. De acordo com a BMW, a bateria do i3 permite que o carro rode de 130 km a 160 km antes da próxima recarga.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)