Beto Monteiro conquista pole da Fórmula Truck

0
Postado 16 de agosto de 2014 por bisponeto em Automobilismo
O pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, comemorou neste sábado (16) a conquista de sua 11ª pole position no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O atual campeão da categoria foi o mais rápido na fase final do treino classificatório para o GP Aquarius Hotel, sexta etapa da temporada, no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul (RS), palco da corrida deste domingo (17).
O desempenho em Santa Cruz do Sul, onde estabeleceu o novo recorde da pista para treinos classificatórios, pôs fim ao intervalo de mais de dois anos sem poles de Monteiro – a última vez que comandou o grid foi em 5 de agosto de 2012, em Cascavel (PR). Sua volta foi cronometrada em 1min42s356, 0s021 mais rápida que a do paranaense Wellington Cirino, segundo no grid com o Mercedes-Benz da ABF-Santos Desenvolvimento.
“Eu me sinto renovado, é um momento de recomeço, depois de uma primeira parte de campeonato muito ruim é ótimo começar a segunda parte assim. Mais que a pole, temos um caminhão competitivo”, disse Monteiro. “A equipe jamais se acomodou, trabalhou duro até termos um equipamento competitivo de novo. Para a corrida eu vejo 10 pilotos com chance de ganhar a corrida. Confio muito na resistência do meu caminhão”, acrescentou.
A definição do grid para a etapa gaúcha evidenciou o equilíbrio entre as marcas presentes no grid. Quatro delas terão pilotos nas duas primeiras filas. A primeira terá um Iveco e um Mercedes-Benz. Na segunda estarão o Scania de Roberval Andrade, da Ticket Car-Corinthians Motorsport, terceiro a 0s041 de Monteiro, e o MAN de Felipe Giaffone – os paulistas venceram as duas provas da categoria já disputadas em Santa Cruz do Sul, em 2009 e 2011.
Cirino estipula uma lista de favoritos mais restrita. “Acho que tem cinco pilotos com condições de ganhar. Eu estou bastante confiante. Perco um pouco no primeiro trecho da pista, recupero no segundo e no terceiro e o último é o meu melhor trecho. Vai ser uma corrida desgastante, mas confio no caminhão”, avaliou. “Na etapa passada, em Cascavel, eu larguei em primeiro e terminei em segundo. Vamos ver se essa ordem se inverte aqui”.
Andrade, melhor colocado no grid entre os pilotos de caminhões Scania, encerrou satisfeito sua participação nos treinos. “A gente veio para cá sabendo que poderia brigar pelas primeiras posições, mas admito que fiquei surpreso com o terceiro lugar e, mais ainda, pela diferença pequena de tempo entre os três primeiros colocados”, declarou. “A corrida está em aberto e tenho todos os motivos para ir inspirado para a briga pela vitória”.
Líder invicto do campeonato, Leandro Totti foi punido por exceder o limite de 160 km/h no ponto do radar e vai largar do fim do grid. O paranaense, piloto do Volkswagen-MAN da RM Competições, soma 152 pontos, contra 89 do vice-líder Giaffone, seu companheiro de equipe. Cirino, com 79, Andrade, com 62, e o brasiliense Geraldo Piquet, com 59, vêm a seguir na tabela – Piquet vai largar em quinto com o outro Mercedes-Benz da ABF-Santos.
A corrida deste domingo em Santa Cruz do Sul terá transmissão ao vivo em HD para todo o Brasil pela Band, a partir das 13h, com geração de imagens da paranaense Master/CATVE. O resultado dos treinos classificatórios do GP Aquarius Hotel em Santa Cruz do Sul foi o seguinte:

Top Qualifying
1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min42s356;
2º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento, 1min42s378;
3º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 1min42s397;
4º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições, 1min42s667;
5º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento, 1min42s880;
6º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min43s157;
7º) Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 1min43s284;
8º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min43s387.
Treino classificatório:
9º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min43s769;
10º) Jansen Bueno (PR/Scania), Muffatão, 1min43s917;
11º) Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min43s955;
12º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 1min44s441;
13º) Gustavo Magnabosco (SC/Volvo), ABF Motorsport, 1min44s562;
14º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min44s755;
15º) Valmir Benavides (PR/Iveco), Scuderia Iveco, 1min44s929.

Foto: Orlei Silva.


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)