Novo March inaugura fábrica da Nissan em Resende

0
Postado 15 de abril de 2014 por bisponeto em
Nesta terça-feira (15 de abril), a Nissan inaugurou a sua primeira fábrica própria no Brasil. Até então, os modelos Frontier e Livina eram feitos em parceria com a Renault no Paraná. Localizada em Resende (RJ), a nova unidade terá capacidade máxima para cerca de 200 mil carros por ano, mas nesta primeira fase produzirá só 60 mil.

O primeiro modelo a sair da linha de montagem foi o New March, que estará disponível nos próximos meses nas concessionárias, com motor 1.6 litros 16V produzido no mesmo lugar. A mesma linha de montagem em Resende produzirá também o novo Versa, mas a montadora ainda não confirmou quando será. De acordo com Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan para o Brasil, a novidade não irá aposentar o irmão mais velho. A intenção da fabricante japonesa é manter os dois veículos no mercado, sendo o “antigo” um modelo de entrada para concorrer com os subcompactos Fiat Uno e Volkswagen Up!. E a versão moderna irá bater de frente com Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

As primeiras unidades do New March produzidas em Resende (RJ) foram enviadas para a inspeção dos japoneses, que é parte do procedimento para o início efetivo da produção comercial. De acordo com Moreno, a unidade também está preparada para fazer modelos futuros sobre a mesma plataforma do March. “Cada plataforma é pensada para ter até cinco derivações”, afirmou o executivo. A nacionalização dos componentes é atualmente de 60% e deve atingir 80% em dois anos.

Depois de um 2013 complicado, com déficit de 30 mil carros a menos que em 2012 por causa das cotas de importação, a Nissan espera ganhar fatia de mercado neste ano com a produção local do March e do Versa. Para isto acontecer, houve investimento de cerca de R$ 2,6 bilhões. A meta da montadora é mais que dobrar o “market share”, para 5% das vendas do mercado nacional até 2016.

Montadora diz que a nova planta vai gerar 2 mil empregos diretos e indiretos. “Desde o lançamento do projeto em 2012, acompanhei tudo. Toda a América Latina representa um mercado de cerca de 400 milhões de habitantes. A fábrica foi construída em 23 meses, tempo recorde para um projeto desse porte. O complexo mostra a importância do Brasil para a Nissan. Viemos para ficar e nos tornar uma marca forte”, afirmou o CEO global da Nissan, Carlos Ghosn, que apertou o botão simbólico que deu inicio às operações da nova fábrica.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)