M-Benz lança o Atego 2430

0
Postado 13 de abril de 2014 por bisponeto em
Nesta sexta-feira (11 de abril), a Mercedes-Benz lançou no mercado brasileiro o Atego 2430. O caminhão semipesado, com configuração 6X2, começou a ser fabricado este mês e chega às concessionárias em maio, por R$ 235 mil, com transmissão manual ou R$ 240 mil com automatizada. É o primeiro da marca alemã a seguir o conceito Econfort, com foco em economia, conforto e força.

Atualmente, os semipesados representam 30% das vendas de caminhões no Brasil. É o segundo maior segmento, atrás apenas dos extrapesados, com 40% de participação nos emplacamentos. No primeiro trimestre de 2014, a MAN fechou com 32% de “market share” nos semipesados. A Mercedes, com 27%.

Com o lançamento, Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, acredita que a montadora ganhará 3% de participação neste nicho. “Como 70% deste segmento são de modelos 6×2, o novo Atego 2430 vai nos trazer maior competitividade frente aos concorrentes da categoria”, aposta Mansur.

Em relação ao modelo anterior – o 2429 que também era vendido nesta mesma faixa de preço -, o Atego 2430 ganhou uma série de melhorias. Seu propulsor é o mesmo de 286 cavalos, mas agora tem maior curva de torque, com 1.250 Nm de 1.100 a 1.200 rpm (o mesmo nível de veículos extrapesados).

Mas o principal diferencial do “powertrain” é a economia de combustível. De acordo comClaudio Gasparetti, gerente de marketing de caminhões da Mercedes- Benz , o novo Atego faz até 5 km/l e consome até 6% a menos do que o antecessor. Parte deste resultado é obtido graças ao novo câmbio automatizado PowerShift de 12 marchas e à nova geração do eixo traseiro com nova relação de redução. O câmbio, segundo o gerente, traz três novas funções – EcoRoll, Power e Manobra – que agregam mais desempenho, economia e conforto. O eixo traseiro também ajuda a proporcionar menor nível de ruído na cabina.

Para que o motorista se sinta mais confortável, a Mercedes-Benz  alterou as suspensões, de forma a melhorar o amortecimento das irregularidades da via. Fora isso, o revestimento da cabina, tanto a de teto baixo, quanto a de teto alto, agora é em tecido. A iluminação foi aprimorada. E foi instalado novo banco pneumático com espuma de alta densidade e diversas regulagens, além de nova cama.

Durante apresentação à imprensa na sexta-feira (11 de abril), Claudio Gasparetti, gerente de marketing de caminhões da Mercedes- Benz, deixou claro que a fabricante quer tomar a liderança da MAN Latin America ainda este ano, principalmente neste segmento, como novos produtos. A expectativa é vender 2 mil unidades do modelo ainda em 2014.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)