Problemas mais comuns em viagens de carro

0
Postado 1 de março de 2014 por bisponeto em
Se Você vai “pegar” a estrada durante o feriado de Carnaval, lembre-se de que seu carro precisa de atenção e cuidados. A temperatura do motor lá em cima, os pneus com problemas e o freio está esquisito, cuidado. Conheça os três problemas que mais deixam os motoristas a beira da estrada e acabam com os planos de uma viagem tranqüila.

                                    PROBLEMAS E SOLUÇÕES

1-Arrefecimento– Verificar o nível e a qualidade do liquido do arrefecimento,  também conhecido como “água do radiador”. O sistema de arrefecimento é responsável pela manutenção da temperatura ideal de funcionamento do motor. Caso esse sistema esteja com problemas, durante a viagem, onde o motor atinge altos giros ou mesmo quando enfrentamos um engarrafamento na estrada, pode ocorrer o superaquecimento do motor entrando esse liquido em ebulição e o motor “ferver”. Isso danifica o motor, principalmente o cabeçote que pode vir a empenar. Nesse caso o prejuízo ao bolso é bem pesado.

2-Pneus – É bom revisar os pneus antes de enfrentar uma estrada, verificando seu desgaste e profundidade, assim como a calibragem correta, levando-se em conta o peso com o qual se vai viajar. Pneus desgastados  com pouca  borracha e  profundidade de sulco, além de diminuir a adesão ao solo, conseqüentemente diminuindo também a segurança,estão mais sujeitos a penetração de objetos perfurantes, obrigando a paradas para troca de pneus. Verificar também o estepe, primeiro para se certificar que ele realmente está onde deveria (existe uma crescente onda de furto de estepes) e em seguida verificar se sua calibragem está de acordo com o especificado no Manual do Proprietário (nada mais desagradável do que descobrir que o estepe está “murcho” no meio da estrada).

3 – Freios- Outro cuidado que o motorista precisa ter antes de “pegar” uma estrada e que deixa muitos na mão, é checar o sistema de freios. Além de por em risco a segurança, podem causar transtornos durante a viagem, e aquilo que deveria ser só lazer, termina em cima de um guincho. Ao pisar no pedal de freio acionamos as quatro rodas e uma quantidade considerável de peças que precisam estar em boas condições. Se a viagem inclui trechos em serra ou grandes declives, o sistema de freios tem importância ainda maior e deve ser usado junto com o freio motor (descer com uma marcha engatada). Faça sempre a manutenção preventiva do sistema, obedecendo ao que é indicado no Manual do Proprietário.

De uma forma geral, antes de “pegar” uma estrada é preciso ter a certeza de que o veículo está em boas condições. Para tanto uma visita ao mecânico é sempre aconselhável. Itens como palhetas, lâmpadas, chave de roda, marcador de combustível, itens de sinalização obrigatória como triangulo e pisca alerta além de uma documentação em dia, também devem ser  checados antes da viagem.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)