Strada cabine dupla 3 portas: ousada

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Postado 21 de janeiro de 2014 por bisponeto em
Quando a Fiat lançou a Strada cabine dupla em junho de 2009, foi um grande avanço em termos de praticidade da picape derivada de automóvel líder do segmento desde 2000.
Porém, mais uma versão de carroceria da Strada chega ao mercado, à cabine dupla com uma terceira porta no lado direito. Embora o fato de ser cabine dupla não signifique necessariamente ser um veículo para quatro ocupantes, pois o espaço atrás é pequeno, mais adequado para crianças até 12 anos ou adultos em trajetos curtos, é inegável que ser cabine dupla amplia muito a utilidade de uma picape.
A versão Working recebeu novo pára-choque dianteiro, mais robusto (a Trekking e a Adventure haviam recebido atualização de estilo no ano passado). Em janeiro será disponível teto solar. Agora a Strada é disponível em seis versões: Working em cabines curta, estendida e dupla, motor Fire 1,4-litro 85/86cv; Trekking cabine dupla com motor E.torQ 1,6-litro 115/117 cv; e Adventure, cabines estendida e dupla, motor E.torQ 1,8-litro 130/132 cv de potência.
Na parte externa, a Strada Working ganhou novo visual, com linhas robustas e marcantes. Ganhou nova moldura para caixa de rodas, além de dar mais destaque para o nome da versão na parte traseira. As novas lanternas traseiras, colocadas em posição mais elevada e invadindo a lateral, passam modernidade ao modelo. Entre os itens de série da Strada destacam-se: chave-canivete com telecomando, banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica da tampa do combustível, novo quadro de instrumentos com grafia mais moderna e melhor visibilidade diurna, entre outros.
O modelo ganhou novo volante em couro que pode vir equipado com borboletas para troca de marchas (no modelo equipado com câmbio Dualogic Plus). A picape também possui quatro novos porta-objetos. Além disso, o pomo do câmbio e a manopla do freio de mão são na cor preta, com o objetivo de se alinhar com o visual interno do carro. O acabamento é em plástico, mas como de costume não se encontram rebarbas. Também se destaca a caçamba 8 cm mais alta, com acréscimo de quase até 18% no volume de carga. A versão com cabine curta pode levar agora cerca de 120 litros a mais, enquanto a cabine estendida ganhou mais 110 litros e a dupla tem 100 litros a mais no seu volume total.
Inovação maior mesmo é a terceira porta, que fica posicionada do lado direito do veículo. A maçaneta fica localizada na parte interna do vão da porta, e ela só pode ser aberta se a porta do passageiro também estiver. Sem coluna central do lado direito, o espaço para entrada na parte traseira foi ampliado de 0,5 metro quadrado para 1 metro quadrado, informa a fabricante. O fato da coluna central ter sido retirada, dificulta um pouco o fechamento da porta do passageiro. A terceira porta aumentou consideravelmente a entrada no veículo, facilitando, por exemplo, para que se possa colocar a cadeirinha do bebê, conforme um teste mostrado pela Fiat. Contudo, o espaço na parte traseira segue reduzido, e um adulto de porte médio tem dificuldade para ficar acomodado.
Como anda
Rodando com o veículo pelas ruas e avenidas da Grande Curitiba, AutomaniaNet constatou que o motor E-torQ 1.8 16V, com potência de 130 cavalos (gasolina) e 132 cv (etanol) responde bem à aceleração, permitindo que se faça ultrapassagens com segurança e tranqüilidade. A picape conta com o Locker, sistema que auxilia na passagem por buracos e locais que a suspensão normal teria dificuldades. O Locker, antes opcional só para a Adventure, pode vir também na Trekking. Seu eixo traseiro rígido com molas semielípticas parabólicas (monolâmina, de constante variável), que por serem leves copiam o solo à perfeição. Em curvas de alta velocidade, o carro se comportou bem e mostrou bastante estabilidade.
Com a nova Strada e sua peculiar terceira porta nas versões cabine dupla, a Fiat certamente manterá sua participação no segmento, que supera os 50 por cento. Sem dúvida, a Fiat acertou mais uma vez.

Ficha técnica – Fiat Strada Working 3 Portas

Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.368 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico;
Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira;
Potência máxima: 85 cv 86 cv a 5.750 rpm a gasolina e etanol;
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,5 segundos;
Velocidade máxima: 164 km/h;
Torque máximo: 12,4 e 12,5 kgfm a 3.500 rpm;
Diâmetro e curso: 72,0 mm X 84,0 mm. Taxa de compressão: 10,3:1;
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson com rodas independentes, com braços oscilantes inferiores e barra estabilizadora. Traseira com rodas independentes, eixo de torção e barra estabilizadora;
Pneus: 175/65 R14;
Freios: Discos ventilados na frente e tambor atrás;
Carroceria (cabine dupla): Picape em monobloco com duas portas e dois lugares (três portas e quatro lugares). Com 4,43 metros de comprimento, 1,66 m de largura, 1,58 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos;
Capacidade da caçamba:
Cabine simples: 1.220 litros;
Cabine estendida: 910 litros;
Cabine dupla: 680 litros;
Tanque de combustível: 58 litros;
Itens de série: Barras longitudinais no teto, computador de bordo, conta-giros, protetor de caçamba, freios ABS,” airbag” duplo, “brake-light”, direção hidráulica, faróis de neblina, pneus de uso misto, vidros dianteiros e travas elétricas e volante com regulagem de altura;
Produção: Fiat – Betim, Minas Gerais.

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