Audi “Allroad Shooting Brake”

0
Postado 16 de janeiro de 2014 por bisponeto em
Para preparar um “showcar” para o Salão de Detroit deste ano, a Audi usou duas vezes a mesma receita. O pequeno “crossover” apresentado pela montadora alemã no Naias 2014, combina linhas e detalhes visuais das séries “Allroad”, de carros todo-terreno, com os modelos de tração elétrica “e-tron”. Da mesma forma, associa as tecnologias de propulsão dos dois tipos de carros.
Como indica o nome, o Audi “Allroad Shooting Brake”, revela o que parece ser uma tendência futura da marca: a utilização desse conceito de carroceria, que fica entre o “hatch” e a perua tradicionais, incorporando vantagens dos dois formatos com um resultado estético mais esportivo. Visto de lado, o modelo exibido em Detroit, mostra balanços curtos e se destaca pela linha do teto, que cai para a traseira ao longo da carroceria. Na coluna traseira esquerda, fica uma tomada para carregar a bateria e, na da direita, o bocal para abastecimento de combustível.
A parte exterior do Audi “Allroad Shooting Brake” é feita de uma combinação de alumínio e fibra de carbono. As faixas cinzentas inferiores reduzem o volume visual da carroceria e sobem, de forma dinâmica, da frente para a traseira do carro. As grandes molduras das rodas ressaltam o lado todo-terreno do carro. As rodas de liga leve com sete raios têm aros de fibra de carbono e estilo baseado nos modelos “E-Tron”.
Motores elétricos
Seu sistema propulsor combina motor a gasolina de 292 cv de potência com dois motores elétricos. O motor elétrico traseiro não tem conexão física com o trem de força dianteiro. A propulsão híbrida “plug-in” combina o tradicional e motor Audi 2.0 TFSI, ‘apimentado’ para chegar a 292 hp, com dois sistemas de injeção, direta e indireta, com dois motores elétricos. O da frente trabalha conjugado ao motor tradicional e ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas. O traseiro não tem ligação física com o trem de força da frente.
No total, estão disponíveis 408 hp de potência e torque de 650 Nm, que levam os 1.600 kg do carro da imobilidade a 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. O consumo é de apenas 1,9 litro por 100 quilômetros (52,63 km/l), segundo o padrão ECE e a autonomia chega a 820 quilômetros. O segundo motor elétrico, montado no eixo traseiro, entra em ação em velocidades baixas e moderadas. Se o sistema de gerenciamento híbrido considerar que é necessário usar tração integral, ele pode operar em conjunto com os motores a combustão e elétrico da dianteira.
O sistema “Drive select” oferece três modos de condução. No modo EV, a unidade propulsora dianteira fica inativa e o motor elétrico do eixo traseiro impulsiona o carro sozinho, até um máximo de 130 km/h. No modo “Hybrid”, as fontes propulsoras operam em conjunto de várias formas, conforme necessário. No modo “Sport”, toda a potência do carro é disponibilizada e o motor elétrico traseiro entra em ação junto com o 2.0 TFSI. De acordo com a Audi, graças aos motores elétricos e às baterias de iões de lítio de 8,8kWh, o Allroad Shooting Brake consegue percorrer 50 quilômetros apenas com recurso a energia elétrica.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)