Vettel vence GP do Brasil e chega a 9 vitorias consecutivas

0
Postado 24 de novembro de 2013 por bisponeto em
Como de costume, Vettel chegou à frente de todos os seus rivais, ao vencer neste domingo (24 de novembro), o Grande Prêmio do Brasil, que encerrou a temporada 2013 da Fórmula-1. Um final feliz para a temporada perfeita de Sebastian Vettel.

Tetracampeão antecipado da Fórmula-1, o piloto alemão conquistou neste domingo, em Interlagos (SP), outra marca histórica: igualou o recorde de vitórias consecutivas da categoria, com nove vitórias seguidas. O recorde igualado por Vettel pertence a Alberto Ascari, que nas temporadas de 1952 e 1953 conquistou também nove vitórias seguidas na Fórmula-1.

O piloto alemão da Red Bull, porém, é o primeiro a atingir a marca em um único ano. Outro número igualado por Vettel foi o de vitórias numa mesma temporada: 13, assim como fez Michael Schumacher em 2004. Seu companheiro de equipe, Mark Webber, deu adeus à F-1 chegando em segundo lugar, enquanto Fernando Alonso, da Ferrari, completou o pódio.

Apesar dos contratempos, a prova começou bem para Massa: com sua tradicional boa largada, ele saltou da nona para a sexta posição, deixando Grosjean, Ricciardo e Vergne para trás. Vettel não tracionou bem na largada e foi surpreendido por Rosberg, que assumiu a “ponta”. Alonso também tentou, mas não conseguiu ganhar posições e ainda perdeu o terceiro lugar para Hamilton, que tinha deixado Webber para trás. Mas Rosberg ficou pouco tempo na liderança. Logo no fim da primeira volta, Vettel deu o troco na reta principal e retomou a primeira colocação. E logo em seguida Weber ultrapassou Hamilton assumindo a segunda posição.

Lá na frente, Vettel começava a abrir distância. Na 18ª volta, o alemão tinha 11s de vantagem para Webber na segunda colocação. Com problema de motor, Romain Grosjean, da Lotus, abandonou a corrida nas primeiras voltas. Felipe Massa parou na 20ª volta para trocar os pneus intermediários por médios. Voltou em décimo e rapidamente começou a galgar posições. Quando estava em seu melhor momento, porém, em quarto lugar e atrás de Alonso, veio a punição: um “drive-through” por passar com as quatro rodas sobre a linha divisória na entrada para os boxes. Irritado, o brasileiro cumpriu a determinação da direção e voltou em oitavo, terminando a prova em sétimo lugar.

Com Vettel e Webber disparados na liderança, a prova só retomou a emoção quando nuvens começaram a aparecer em Interlagos. Os pilotos, porém, apostaram em pneus de pista seca. Logo a chuva começou a cair, e Webber conseguiu diminuir a diferença para Vettel, mas o clima não chegou a alterar o andamento da prova. Mais perto do fim, Hamilton bateu em Valtteri Bottas, tirou o piloto da Williams da prova e também teve que cumprir punição. Outro destaque da prova foi Jenson Button, da McLaren, que concluiu corrida em quarto lugar, depois de ter largado em 15º lugar.

Tranqüilo na “ponta”, Sebastian Vettel passou a administrar a corrida, para conquistar a sua 13ª vitória no ano. Em sua última prova na F-1, Webber completou a dobradinha da RBR. Depois, tirou o capacete e percorreu seus últimos metros na categoria sentindo o vento no rosto.

Classificação final do GP do Brasil

1.º) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1h32min36s300;
2. º) Mark Webber (AUS/Red Bull), a 10s452;
3. º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 18s913;
4. º) Jenson Button (ING/McLaren), a 37s360;
5. º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 39s048;
6. º) Sergio Pérez (MEX/McLaren), a 44s051;
7. º) Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 49s110;
8. º) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), a 64s252;
9. º) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 72s903;
10. º) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), a 1 volta;
11. º) Paul di Resta (ESC/Force India), a 1 volta;
12. º) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber), a 1 volta;
13. º) Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1 volta;
14. º) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 1 volta;
15. º) Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso), a 1 volta;
16. º) Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 1 volta;
17. º) Jules Bianchi (FRA/Marussia), a 2 voltas;
18. º) Giedo van der Garde (HOL/Caterham), a 2 voltas;
19. º) Max Chilton (ING/Marussia), a 2 voltas.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)