Ases do Volante

Procissões de São Cristovão reúne antigomobilistas

0
Postado 11 de novembro de 2013 por bisponeto em
Está se tornando comum por ocasião das festividades realizadas no Dia do Padroeiro dos Motoristas – São Cristovão – tanto em Curitiba quanto em muitas cidades da Região Metropolitana da capital paranaense, encontros de antigomobilistas e procissão tendo como meio de transporte veículos antigos. Unindo o útil ao agradável, as procissões com carros antigos atraem número cada vez maior de antigomobilistas que, ao mesmo tempo em que buscam confraternização entre si colaboram para o sucesso desse evento religioso dedicado a São Cristovão, tradicional no país.

Muito bem. Recentemente participamos, juntamente com muitos outros antigomobilistas, com um jipe Willys Overland 1953 da tradicional procissão de São Cristovão realizada na vizinha cidade de São José dos Pinhais, sendo dois de seus maiores incentivadores, anualmente, o antigomobilista João Prendim e o padre EstanislauTalma, tendo este benzido todos os veículos e motoristas. Com a presença do Prefeito Municipal Luiz Carlos Setim, a concentração dos motoristas e saída da procissão ocorreu na praça do Verbo Divino, ao lado da sede da Câmara de Vereadores, tendo sido percorrido trajeto que envolveu vários bairros da cidade e terminou na paróquia de São Cristovão, região central, onde todos confraternizaram durante almoço.

Ao longo do percurso, sistema de som ia anunciando a festa de São Cristovão, sempre muito aguardada pela população de São José dos Pinhais, policiais de transito como batedores à frente, até que a camioneta Chevrolet 1950 em cuja caçamba era transportada o andor e a imagem do santo, enguiçou no meio de uma avenida. Não teve jeito. O veículo se recusou terminantemente a prosseguir. Aí foi providenciado um caminhão Chevrolet antigo também, ao qual foram transferidos o andor e a imagem. Mas, o motor deste segundo veículo enguiçou da mesma forma e mais uma vez os organizadores do evento tiveram que transferir tudo novamente para um terceiro caminhão. Aí sim, a procissão andou, depois de umbaita engarrafamento no transito. Finalmente, cumprida a parte religiosa, o almoço paroquial feito no capricho coroou de sucesso a empreitada.

Numa fotos que apresentamos aparece o antigomobilista Edison Policarpo ao lado do seu Simca Tufão; na outra, o Prefeito Setim (E), o antigomobilista Altair Bora (C) e uma terceira pessoaao lado da camioneta Chevrolet com o andor e a imagem de São Cristovão; na terceira, entre outros veículos antigos um Chevrolet Opala, um a camioneta Ford 1936, um jipe Willys 1953 e uma camioneta Chevrolet 1951. Os votos são de que, no ano que vem, novos antigomobnilistas participem da procissão.

EM MARIENTAL

A localidade de Mariental é um distrito do município da Lapa, a menos de 50 quilometros de Curitiba e ali ocorre também, todos os anos, festa e procissão em louvor ao Padroeiro dos Motoristas – São Cristovão. Pois lá fomos nós, a bordo de um Ford Custon 1952 do antigomobilistaLuirDal´Lago, participar dessa festa juntamente com outros proprietários de carros antigos.

Festa de paróquia é sempre uma atração distinta e quando é oferecida alimentação – churrasco, risoto, etc. – tudo é feito com carinho e muito gostoso. Em Mariental, à beira da estrada que liga Curitiba à Lapa, é assim. Mas, uma das coisas que mais chama a atenção do visitante são as construções antigas, casas, garagens, barracões, muitas bem conservadas, um cenário incomum. Ali a sensação é que se está num outro tempo, remoto. Conhecemos, entre outras coisas, uma ferraria que é a mais antiga da região e que contém uma enorme bigorna alemã, inteira, apesar de receber muitas marretadas por mais de um século.

Nas fotos desta matéria, Dal´Lago ao lado de um antigo motor gerador de energia elétrica, desativado, ao relento; na outra, este jornalista à frente de uma casa\relíquia localizada na rua principal de Mariental. (Ari Moro).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)