F-1: Vettel vence GP dos EUA

0
Postado 18 de novembro de 2013 por bisponeto em
Neste domingo (17 de novembro), o alemão Sebastian Vettel venceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula-1. Em mais uma apresentação de gala, o tetracampeão dominou a prova no Circuito das Américas de ponta a ponta, deixando para trás o francês Romain Grosjean (Lotus) e o australiano Mark Webber (Red Bull), que completaram o pódio.

Apesar de ter tornado a corrida quase monótona, Vettel comemorou a conquista de impressionante marca na carreira. A vitória em Austin foi à oitava consecutiva na temporada, feito jamais conquistado por qualquer outro piloto na história da Fórmula-1. Até então, Vettel somava sete vitórias seguidas, igualando o recorde alcançado por Alberto Ascari (entre 1952 e 1953) e Michael Schumacher (em 2004).

Vencedor na Bélgica, na Itália, em Cingapura, na Coréia do Sul, no Japão, na Índia, em Abu Dhabi e agora nos Estados Unidos, o campeão Sebastian Vettel chegou a 372 pontos, isolando-se ainda mais na primeira posição do Mundial de Pilotos de 2013. O alemão venceu ainda três provas no início do ano, na Malásia, no Bahrein e no Canadá. Fernando Alonso da Ferrari, segundo colocado do Mundial, foi o quinto colocado no Texas e chegou a 227 pontos.

Com o segundo lugar conquistado no GP dos EUA deste domingo, Romain Grosjean chegou a 132 pontos, enquanto Mark Webber foi a 181 e encostou em Kimi Raikkonen, que não competiu em virtude de uma operação nas costas e se manteve com 183. Felipe Massa, pela Ferrari, foi o 13º colocado. Sem pontuar, o brasileiro se manteve com 106 pontos, no oitavo lugar do Mundial.

A PROVA

Na largada, Grosjean partiu para cima dos carros da Red Bull, tomando o segundo lugar de Webber. O piloto francês só não assumiu a liderança porque Vettel fechou a porta e ganhou a preferência na curva. Lewis Hamilton, que largou em quinto, passou Nico Hulkenberg e foi para quarto lugar. Enquanto isso, Adrian Sutil (que largou em 16º), sofreu um toque e bateu, provocando bandeira amarela logo na primeira volta. Massa foi de 14º para 13º lugar. A prova ficou parada por quatro voltas. Na relargada, Hamilton partiu para cima de Webber e tomou do australiano o quarto lugar – porém, na volta 14, o australiano deu o troco e recuperou o terceiro posto.

Mas atrás, Nico Hulkenberg (quinto), Sergio Perez (sexto) e Fernando Alonso (sétimo) disputavam posições entre si. Mais abaixo na classificação, na 22ª volta, Massa passou pelos boxes e voltou em 15º lugar. Líder, Vettel caiu para terceiro ao fazer sua parada, mas logo se recuperou após as paradas de Grosjean e Webber. Na disputa por pontos, Gutierrez  (então o nono colocado), parou na 37ª volta, caindo para o 13º lugar. Melhor para Valtteri Bottas, que se mantinha em oitavo. Duas voltas depois, Massa foi para sua segunda parada, caindo de 12º para 16º lugar. Emoção mesmo, a corrida foi ter na 45ª volta, quando Alonso atacou Hulkenberg na Curva 1 e tomou o quinto lugar do alemão da Sauber.

Webber ainda ameaçou diminuir a diferença para Grosjean nas voltas finais, mas não conseguiu encostar no carro do francês. Hulkenberg ainda tentou ultrapassar de novo Alonso, mas também sem sucesso. E lá na frente, Sebastian Vettel fazia história e quebrava mais um recorde na Fórmula-1. Agora, o alemão virá a São Paulo para a disputa do Grande Prêmio do Brasil, que será disputado no dia 24 de novembro, no Autódromo de Interlagos em São Paulo (SP).

Resultado final do GP dos EUA:

1.º) Sebastian Vettel (ALE/RBR), 56 voltas em 1h39m17s148;
2.º) Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 6s2;
3.º) Mark Webber (AUS/RBR), a 8s3;
4.º) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 27s3;
5.º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 29s5;
6.º) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), a 30s4;
7.º) Sergio Pérez (MEX/McLaren), a 46s6;
8.º) Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 54s5;
9.º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 59s1;
10.º) Jenson Button (ING/McLaren), a 1m17s2;
11.º) Daniel Ricciardo (AUS/STR), a 1m21s0;
12.º) Jean-Eric Vergne (FRA/STR), a 1m24s5;
13) Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1m26s9;
14.º) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber), a 1m31s7;
15.º) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 1m35s0;
16.º) Paul Di Resta (ESC/Force India), a 1m36s8;
17.º) Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 1 volta;
18.º) Jules Bianchi (FRA/Marussia), a 1 volta;
19.º) Giedo van der Garde (HOL/Caterham), a 1 volta;
20.º) Charles Pic (FRA/Caterham), a 1 volta;
21.º) Max Chilton (ING/Marussia), a 1 volta.
Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/RBR), 1m39s856, na 54ª volta.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)