Yamaha lança a YS150 Fazer

0
Postado 2 de setembro de 2013 por bisponeto em
Sábado passado (31de agosto), a Yamaha lançou a inédita YS150 Fazer, sua primeira motocicleta de 150 cilindradas comercializada no Brasil, visando diretamente a CG 150 Titan, que acabou de ser renovada. O lançamento da Fazer 150 traz a marca de volta a disputa acirrada do mercado contra a rival, que até o final de julho deste ano vendeu 200 mil unidades no principal segmento do País, o de motos urbanas de 150 cc.

A Yamaha YS150 chega às concessionárias em outubro e será uma opção a mais na linha de modelos da marca, junto com a Factor YBR 125, que continua em produção. Chega em duas versões: a básica é a ED, R$ 7.390; a completa, SED, sai por R$ 7.890,00 — valores sem frete.

Porém, a diferença entre as duas versões é sutil. A versão mais cara (SED) agrega cavalete central, pintura e grafismo diferenciados, molas traseiras em vermelho e piscas com lente de cristal. Dela, são exclusivas as cores azul, branco e laranja (sempre metálicas), enquanto a ED vem só em preto sólido e vermelho metálico. A Yamaha desconversa sobre uma opção mais em conta, com rodas raiadas, para “brigar” diretamente com a Honda CG Fan. O público que busca uma moto agressiva visualmente vai se empolgar com a “descolada” SED.

Mesmo com corpo esguio e características de utilitária (rabeta, escape e suspensão bichoque) semelhantes aos do principal modelo “street” da marca, a Yamaha YS 150 tem seu tom de esportividade. Aletas largas ao lado do tanque, rodas de liga leve, um farol poligonal e pontudo são a prova de que esta versão da Fazer veio para ocupar um patamar acima da Factor 125.

Sobre a ciclística, vale dizer que a moto é baixa, com banco a 785 mm do solo. Com isso, mesmo os pilotos de menor estatura se sentirão “em casa”, com postura relaxada. Enquanto os braços chegam naturalmente aos comandos, os pés alcançam o solo com facilidade. Falta o lampejador de farol alto, porém é compensado pelo painel onde se destaca o conta-giros analógico e velocímetro digital. Informações como nível de combustível, hodômetro parcial, além da marcha engatada, completam o pacote de informações disponíveis.

Produzida em Manaus (AM), o principal lançamento da Yamaha no ano (a Fazer 150), chega as revendas com motor monocilíndrico, de quatro tempos, capaz de gerar 12,2 cavalos a 7.500 rpm e 1,28 kgfm de torque a 5.500 rpm. O câmbio é manual, de cinco velocidades. Como será obrigação daqui em diante nesse segmento, é bicombustível. O novo motor de 149,3 cm³ de capacidade traz a segunda geração da tecnologia Blueflex, sistema de alimentação que reaproveita o combustível excedente melhorando o consumo.

Para encarar o desafio das estradas brasileiras, os engenheiros da Yamaha foram conservadores e optaram pela receita tradicional no conjunto de suspensão. Na dianteira, o garfo telescópico oferece curso de 120 mm enquanto na traseira a balança conta com uma dupla de amortecedores reguláveis e 120 mm de curso. Um conjunto eficiente e confiável tanto na manutenção, quanto no uso severo.

 

FICHA TÉCNICA – Yamaha YS150 Fazer ED

Motor: SOHC, 149,3 cm³, flex, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar;

Potência máxima: 12,2 cv a 7.500 rpm;

Torque máximo: 1,28 kgfm a 5.500 rpm;

Taxa de compressão: 9,56:1;

Câmbio: 5 marchas de engrenagem constante, transmissão por corrente;
Alimentação: injeção eletrônica, partida elétrica;

Dimensões: 2.015 mm x 735 mm x 1.085 mm (C x L x A):

Peso: 117 kg (ED), 119 kg (SED) a seco;

Tanque: 15,2 litros de combustível.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)