New Fiesta Sedan parece um mini Fusion

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Postado 2 de setembro de 2013 por bisponeto em
Por enquanto, a Ford continuará trazendo do México o New Fiesta Sedan, com as mesmas modificações de estilo aplicadas no “hatch”, que está sendo fabricado no Brasil. Provavelmente em 2014 o sedã New Fiesta Sedan Titanium será nacionalizado. Projeto global da Ford, o New Fiesta Sedan passou por modificações de estilo recentemente, ganhando as mesmas modificações do “hatch”, com a grade tipo bocão semelhante à do novo Fusion. Os faróis são espichados e a parte inferior do pára-choque tem desenho aerodinâmico, mas é baixa e raspa facilmente em saídas de rampas de garagens e lombadas. A lateral tem vinco que acentua a linha de cintura elevada, indo de encontro às lanternas traseiras horizontais.

Tanto o pára-brisa quanto o vidro traseiro têm inclinação acentuada. Esse detalhe, associado à parte de trás mais curta, confere ao sedã um estilo de cupê de quatro portas. Vale lembrar que a visibilidade traseira deixa a desejar. Completam o visual, rodas de liga leve aro 16 polegadas com belo desenho e pneus 195/50. Seu espaço interno é ideal para quatro pessoas. Mas no banco traseiro existe relativo conforto só para duas, além de o teto ser mais baixo ali. Pessoas com mais de 1,70m esbarram a cabeça no teto com freqüência.

Quanto à segurança, tudo certo no banco traseiro: cintos de segurança de três pontos retráteis e apoios de cabeça para três. Na frente, bancos confortáveis e anatômicos proporcionam firmeza, e o do motorista conta com regulagem de altura, facilitando o bom posicionamento para dirigir. O volante, que tem boa pega, também tem ajuste de altura e distância. O acabamento interno é bom. O sedan mexicano tem painel emborrachado e encaixes bem mais precisos. E seu porta-malas é digno de um sedan familiar, com espaço de sobra, 465 litros. Dentro dele, estepe de emergência e macaco.

Mecanicamente, as alterações são marcantes. O New Fiesta Sedan só será vendido com o motor Sigma 1.6 TiVCT, com duplo comando variável de válvulas. Com 130 cv de potência e 16 kgfm de torque, ele leva o compacto a 100 km/h em 12 segundos e a 190 km/h de velocidade máxima. O motor 1.6 flex do New Fiesta Sedan é eficiente e dá conta do recado. Tem bons torque e potência, mas “grita” acima das 3.000 rpm. Basta pisar fundo no acelerador para constatar o fato. Acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem PowerShift, de seis velocidades, proporciona bom desempenho, com arrancadas e retomadas na medida.

Ele não tem brilho esportivo, mas atende bem. O câmbio faz trocas de marchas suaves, sem trancos, mas às vezes demora um pouco para pensar. Mas é muito melhor do que a maioria dos automatizados comercializados por aí. Quanto a consumo o computador de bordo apontou consumo médio na cidade de 8,5 km/l com gasolina e 6,2 km/l com etanol. Na estrada, 12 km/l com gasolina e 10,5km/l com etanol. O carro faz curvas com total segurança, mas transfere as irregularidades do solo para dentro, causando desconforto sobre pisos irregulares.

Sua carroceria rola pouco e mantém agradável sensação de segurança. As suspensões receberam uma calibragem que favorece muito mais a estabilidade do que o conforto. A direção foi bem calibrada e tem bom diâmetro de giro, facilitando as manobras e garantindo segurança em velocidades mais elevadas. Dotados da tecnologia necessária, os freios atuam com eficiência.

Devido ao seu estilo mais jovial, o New Fiesta é um sedã que foge um pouco da proposta familiar. Mas é sem dúvida um carro gostoso de dirigir, principalmente para quem não se incomoda com a suspensão mais rígida. Graças à grade e à linha de cintura ascendente, o New Fiesta Sedan parece até uma miniatura do Fusion. Por fim, o New Fiesta Sedan mostrou ser um carro interessante, apesar de acharmos seu preço um tanto “salgado”.

 

Ficha técnica:

Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.597 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas variável. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto seqüencial;

Potência máxima: 125/130 cv com gasolina/etanol a 6.500 rpm;

Torque máximo: 15,8 a 4.250 rpm com gasolina e 16,2 kgfm a 5 mil rpm com etanol;

Taxa de compressão: 12,0:1;

Transmissão manual: Câmbio com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração;

Transmissão automatizada: Câmbio com dupla embreagem com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração;

Aceleração 0–100 km/h: 12 segundos;

Velocidade máxima: 190 km/h;

Diâmetro e curso: 79,0 mm X 81,4 mm;

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente por eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Oferece controle de estabilidade;

Peso: 1.199 kg (1.226 kg no automatizado);

Pneus: 195/50 R16;

Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,40 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e 2,48 m de distância entre-eixos. Oferece “airbags” frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista;

Capacidade do porta-malas: 465 litros;

Tanque de combustível: 51 litros.

Itens de série:

Versão SE: “Airbag” duplo, ABS, direção elétrica, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, rádio com comandos de voz em português e trio elétrico. Preço: R$ 49.990,00 (R$ 53.640,00 com câmbio automatizado);

Versão Titanium: Adiciona “airbags” laterais, de cortina e de joelho para o motorista, revestimento em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de chuva, luminosidade e estacionamento traseiro e “cruise control”;

Preço: R$ 55.340,00 (R$ 60.260,00 com câmbio PowerShift e pintura perolizada);

Produção: Hermosillo, no México.

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