Edição especial marca o fim da Kombi

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Postado 14 de agosto de 2013 por bisponeto em
Last Edition. “Última Edição”, em português. Será com esse sobrenome, que após 56 anos, a VW Kombi se despedirá do mercado brasileiro. Muita gente sentirá saudades. E alguns dirão que era chegada a hora. Fato é que um dos carros mais icônicos da indústria automotiva brasileira deixará de ser fabricado por força de lei, que obriga a adoção de “airbags” e freios ABS nos veículos feitos no Brasil a partir de 2014.

Falando sobre a edição especial, ela é uma ode à história do utilitário e será limitada a 600 unidades. A começar pela pintura, a clássica “saia e blusa”. Das janelas para baixo, essa Kombi especial terá a carroceria pintada num tom de azul claro. Teto e colunas das janelas serão brancos. A nostalgia ainda é vista nos pneus “faixa branca” e nas rodas, também pintadas dessa cor. Ainda na parte externa, adesivos com a inscrição “56 anos – Kombi Last Edition” faz alusão à versão especial.

Em seu interior, a Volkswagen instalou cortinas em tear azul nas janelas laterais e no vigia traseiro. E as braçadeiras trazem o logotipo ‘Kombi’ bordado, um elemento de decoração típico das versões mais luxuosas das décadas de 1960 e 1970, exceção feita ao pára-brisa e às laterais dianteiras. Os bancos têm forração em vinil, com faixas azuis e brancas. As laterais e as costas dos assentos têm acabamento de vinil expandido Cinza Lotus. O modelo tem capacidade para 9 ocupantes.

O assoalho e o porta-malas são recobertos por tapetes com insertos em carpete dilour Basalto, mesmo material que reveste o estepe. O revestimento do teto é em material não tecido Stampatto. O painel de instrumentos também ganhou visual distinto e retrô. Para lembrar que se trata de edição especial, há uma plaqueta de alumínio indicando o número da unidade (por exemplo: a primeira unidade levará a placa “001/600”), além de uma capa especial comemorativa para o manual do proprietário e um atestado de autenticidade.

Mas não existe qualquer mudança mecânica na versão. O motor continua sendo o 1.4 Total Flex, que rende 80 cv de potência com etanol.

O câmbio é manual de 4 marchas. As rodas são de 14 polegadas, com pneus 185 R14C. A má notícia é o preço. Para adquirir essa versão bastante especial da Kombi, os interessados terão que desembolsar R$ 85 mil, quase o dobro do preço base do utilitário, R$ 46.740,00. Acham que vale a pena?

Talvez os colecionadores sim.

 

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