Ases do Volante

XII Encontro de Carros Antigos em Antonina

0
Postado 9 de julho de 2013 por bisponeto em
O XII Encontro de Veículos Antigos e Especiais, realizado de 28 a 30 de junho deste ano na cidade litorânea de Antonina\PR, numa promoção do MP Lafer Auto Clube do Paraná em parceria com a Prefeitura Municipal local, destacou-se pelo fato de ter reunido, num grande congraçamento, antigomobilistas oriundos das mais distantes capitais de estados brasileiros, entre as quais Porto Alegre\RS.

Durante três dias a histórica Antonina somou, às suas relíquias centenárias representadas por casas, templos e ruas, dezenas de veículos, entre automóveis e camionetas fabricados desde a década de 1920, enriquecendo o cenário da cidade, atraindo entusiastas do setor automotivo e turistas.

Como tradicionalmente acontece nesse evento, desde 2002, a cada edição é prestada homenagem a um ou mais pilotos paranaenses de competição que, com sua dedicação ao esporte automotor, contribuíram para o desenvolvimento do setor. Desta vez, a homenagem recaiu sobre o ex-piloto e atual empresário da área automobilística de competição, Ruslan Carta que, nas décadas de 1970\80\90 obteve grande destaque tanto a nível estadual quanto nacional, consagrando-se como um exemplo de sucesso.

Em solenidade pública levada a efeito no recinto do Theatro Municipal de Antonina, com a presença do Prefeito Municipal João Ubirajara Lopes e do Secretário de Cultura e Turismo do município – Cesar Alexandre Broska, além do presidente Henrique GylHackenberg, vice-Presidente Marisol Dominguez Muro e demais membros da diretoria do MP Lafer, Ruslan Carta foi agraciado com placa comemorativa, tendo discursado a seguir em agradecimento. Ressalte-se que, esse tipo de homenagem concretizado pelo MP Lafer a partir do citado ano tendo como agraciado o recém-falecido na época e um dos mais consagrados pilotos de carreteira do Paraná – Paulo José Buso – e que já atingiu a mais de quinze “Ases do Volante” do passado, sob proposição do antigomobilista e jornalista Ari Moro, tem entre seus objetivos principais o resgate da memória do automobilismo de competição local e nacional, a valorização da obra desses mesmos pilotos que se dedicaram ao desenvolvimento de um esporte e a informação endereçada às novas gerações.

PRÊMIOS

Por outro lado, na mesma solenidade e local foram entregues troféus de participação aos proprietários dos melhores carros do evento, fabricados desde a década de 1920 até 1980, sendo que o prêmio de “O Melhor” automóvel entre todos ficou com o ex-piloto e antigomobilista Ruslan Carta também, que levou a Antonina exemplar de um Ford Lincoln Continental – modelo 1960.

Outro destaque ficou por conta da jovem Julia Ferreira de Mello, da cidade de Joinville\SC, proprietária de um automóvel Lafer fabricado em 1974, placa preta e cujo chassi tem o baixíssimo número 0058. Ela recebeu o troféu – conjunto formado por pistão, biela e pedestal, polidos e especialmente confeccionados pelo artesão e antigomobilista curitibano Alcione Policarpo – relativo ao primeiro lugar do concurso “Motor Beleza”, que anualmente destaca os proprietários de veículos que possuem motor mais bonito. Ao antigomobilista Fabiano Kaled, do Lapa Clube de Veículos antigos, proprietário do Ford Corcel I 1969, foi conferido o troféu correspondente ao segundo lugar, enquanto que Luiz Athayde, membro do Clube Os Velhinhos Restaurados, da cidade de Rio do Sul\SC, proprietário do automóvel Karmann Ghia 1970, recebeu o troféu de terceiro lugar. Com vistas ao próximo ano, o MP Lafer Auto Clube do Paraná promete novo evento com muitas novidades. (Ari Moro).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)