Tony Kanaan vence AS 500 Milhas de Indianápolis

0
Postado 27 de maio de 2013 por bisponeto em
Neste domingo (26 de maio), ao vencer a 97ª edição de uma das mais tradicionais provas do automobilismo pela primeira vez em sua carreira, o brasileiro Tony Kanaan entrou para a história das 500 Milhas de Indianápolis. O piloto da KV Racing desde o inicio ocupou as primeiras colocações desde as primeiras voltas.  E a exemplo de Emerson Fittipaldi em 1989, Tony Kanaan se aproveitou de uma bandeira amarela a três voltas do final e garantiu a vitória inédita na quinta etapa da temporada 2013 da Fórmula Indy. É a primeira vez que o piloto vence a mais tradicional prova do automobilismo norte-americano.  .

A conquista de Kanaan nas 500 Milhas de Indianápolis veio após o brasileiro superar a decepção na etapa anterior do campeonato da Fórmula Indy, disputada em São Paulo. Na ocasião, o piloto participou da disputa apesar das fortes dores na mão direita lesionada. Além disso, seu carro sofreu uma “pane seca” na corrida.

Mas neste domingo, Kanaan largou na 12ª colocação, adotou um estilo bastante agressivo desde as voltas iniciais, tanto que assumiu a liderança da prova pela primeira vez na nona das 200 voltas da tradicional prova. Além disso, durante quase toda a corrida ficou entre os cinco primeiros colocados

BRASILEIROS

 Com a vitória deste domingo, Tony Kanaan se tornou o quarto piloto brasileiro a vencer as 500 Milhas de Indianápolis. Antes, Hélio Castroneves, que terminou a prova deste domingo na sexta colocação, ganhou três vezes, Emerson Fittipaldi ganhou duas vezes e Gil de Ferran completa a lista com um primeiro lugar na competição. O Brasil acumula sete vitórias em Indianápolis, sendo que a última havia sido em 2009, com Helinho Castroneves .

Esta foi a 15ª vitória de Kanaan na Fórmula Indy. Marco Andretti é o líder da temporada, com 168 pontos. Castroneves é o terceiro, com 152. Após a vitória, Tony Kanaan subiu para o sétimo lugar no campeonato, com 124 pontos. Após as 500 Milhas de Indianápolis, a próxima etapa da Fórmula Indy será disputada nos dias 1º e 2 de junho, no circuito oval de Detroit.

Resultado final da corrida:

1. º) Tony Kanaan (BRA), Dallara-Chevy, 200 voltas em 2h40min03s4181, (velocidade média: 301,644 km/h);
2. º) Carlos Muñoz (COL) Dallara-Chevy, mesma volta;
3. º) Ryan Hunter-Reay (EUA) Dallara-Chevy, m.v.;
4. º) Marco Andretti (EUA) Dallara-Chevy, m.v.;
5. º) Justin Wilson (GBR) Dallara-Chevy, m.v.;
6. º) Helio Castroneves (BRA) Dallara-Chevy, m.v.;
7. º) AJ Allmendinger (EUA) Dallara-Chevy, m.v.;
8. º) Simon Pagenaud (FRA) Dallara-Honda, m.v.;
9. º) Charlie Kimball (EUA) Dallara-Honda, m.v.;
10.º) Ed Carpenter (EUA) Dallara-Chevy, m.v..

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)