Miniônibus para combate a incêndios

0
Postado 11 de abril de 2013 por bisponeto em
Reconhecida por ser uma das fabricantes que mais apresentam inovações no segmento de transporte de pessoas, a Volare mostrará na Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa (LAAD 2013) o Volare Fire, primeiro miniônibus brasileiro desenvolvido para o combate a incêndios. A marca também apresentará os modelos Ambulância Escolta e Business, destinados a serviços para segurança pública e negócios.

Com dimensões menores em relação a um caminhão convencional, o Volare Fire tem como diferencial a maior agilidade para atender as ocorrências e iniciar o combate ao fogo. Definido como Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), atende a todas as exigências do Corpo de Bombeiros como veículo de combate a incêndio. Projetado dentro de um novo conceito de veículo para combate a incêndios, o Volare Fire possui diversas inovações tecnológicas que proporcionam ganhos de rapidez e praticidade aos bombeiros. O modelo reúne todos os equipamentos necessários para qualquer atendimento como resgate em altura, aquático, aéreo, locais confinados e pessoas presas em ferragens.

O Volare Fire possui tanque de água com capacidade para 3.500 litros com quebra-ondas, tanque de 300 litros de LGE (Líquido Gerador de Espuma), sistema de dosagem e saída para limpeza, bomba de incêndio do tipo veicular de 500 galões por minuto – que obedece às recomendações da norma NFPA (National Fire Protection Association) e proporcionador de espuma. Este sistema de dosagem de LGE tem a possibilidade de dosar no sistema hidráulico da viatura LGE em 0% (somente água), 3% (água misturada com LGE) e 6% (água misturada com LGE).

Equipado com aparelhos de respiração autônoma com dois cilindros completos e sistema de gaveta proporcionando agilidade de vestimenta do equipamento e suporte para outros dois reservas, o Volare Fire possui habitáculo para a troca de roupa ou equipamento e quatro extintores de pó químico na parte da traseira e torre de iluminação eletropneumática, com seis lâmpadas de Xenon que iluminam até 500 metros.

Também conta com todo material de SAPA (machadinha, alicate, serrote, chaves de fenda, luvas de raspa, alavancas e cinto de segurança), desencarcerador (ferramenta com grande capacidade de corte para a retirada de vítimas de acidentes de automóveis, caminhões e aeronaves), material de suporte a resgate e compartimento de mochilas de atendimento de diversos eventos como resgate aquático, veicular, altura e locais. Com 7.505 mm de comprimento total e 3.750 mm de distância entre-eixos, o Volare Fire possui motorização Cummins ISF 3.8 Euro 5 de quatro cilindros com 152 cv (112 kW) de potência a 2.600 rpm, câmbio de cinco marchas, direção hidráulica e PBT de 8.000 kg. Fabricado de acordo com rigorosas especificações, destaca-se por sua versatilidade, robustez e capacidades técnicas.

“O Volare Fire tem grande capacidade de operação. Desenvolvemos um veículo ágil, prático, versátil e com capacidade para transportar até cinco bombeiros. O objetivo é proporcionar socorro rápido e diferenciado contenção e combate a incêndios com água e espuma até a chegada de um veículo de maior porte. O modelo também pode ser usado no combate a incêndio de grandes empresas e seu principal diferencial é o baixo custo de aquisição comparado com os veículos de maior porte”, afirma Mateus Ritzel, gerente comercial da Volare.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)