Novo Renault Master chega ao mercado

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Postado 6 de março de 2013 por bisponeto em
Com novo “design”, menor custo de manutenção, mais conforto, praticidade, robustez e segurança, o Novo Master chega em quatro versões de carroceria (Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré) e em várias opções diferentes em relação ao comprimento e a altura do teto do veiculo, totalizando mais de 70 configurações para atender de pequenos comerciantes a grandes corporações e empresas públicas, inclusive nichos específicos de mercado.

NOVO DESIGN

A linha 2014 do Novo Master mostra que um veículo concebido para pegar no pesado pode ter um design robusto e atraente. Totalmente novo, o “design” do furgão da Renault resultara em um veículo moderno, robusto e maior. O Novo Master tem desenho inspirado em um gorila, para transmitir a sensação de força e imponência, e na chave inglesa em função da sua versatilidade no uso e facilidade de utilização. A grade frontal é formada por três filetes cromados, e o largo pára-choque protege a carroceria sem tirar-lhe a beleza. A peça abriga um “front step” para facilitar o acesso ao motor e também às palhetas do pára-brisa. Os faróis são alongados, e o conjunto óptico já engloba as luzes indicativas de direção.

Na traseira, a lanterna mantém o formato vertical, mas apresenta nova disposição das luzes. A placa está posicionada do lado esquerdo, em posição ligeiramente elevada está mais visível. As amplas janelas, de formato assimétrico, facilitam a visibilidade para o motorista. Na lateral, marcam presença três sinalizadores luminosos, nas versões de chassi longo. As calotas centrais protegem os parafusos das rodas.

CONFORTO E PRATICIDADE

Também há muitas novidades No interior do Novo Master. O painel totalmente renovado e traz mais informações úteis ao motorista, como temperatura do motor, relógio, OCS e GSI. O modelo recebeu mais porta-copos e porta-objetos onde podem ser guardados com segurança papéis, documentos, garrafas de até dois litros e pranchetas. O porta-luvas tem 7,7 litros de capacidade de armazenamento. O painel passou também a contar com duas tomadas 12V. A cabine do Novo Master foi pensada para quem passa muitas horas ao volante, por isso a prioridade para o conforto. Encontrar uma boa posição de dirigir é fácil, graças aos ajustes da coluna de direção (altura) e do banco (altura e inclinação de encosto e assento). O volante oferece confortável empunhadura; e a alavanca de câmbio, no painel, está próxima do condutor, o que dá mais conforto e libera mais espaço para circulação na cabine.

NOVO MOTOR

O novo turbodiesel 2.3 litros de quatro cilindros que estréia na linha 2014 é 15 cavalos mais potente e gera 2,04 kgfm a mais de torque. A máquina desenvolve 130 cavalos (3.500 rpm) e esbanja força, com 31,6 kgfm (1.600 rpm). Assim, mesmo com a lotação máxima, o Novo Master apresenta desempenho satisfatório, com arrancadas rápidas e retomadas seguras. Equivale dizer, mais facilidade nas ultrapassagens. O motor M9T funciona com o sistema Common Rail (duto comum). Conforme o próprio nome indica, a bomba envia o combustível, em alta pressão, para um único duto ligado aos quatro bicos injetores. A vazão de combustível (tempo e ponto de injeção) é comandada eletronicamente pelo calculador do motor, reduzindo o consumo de diesel e a emissão de poluentes.

Este motor é leve, graças principalmente à adoção de cabeçote de alumínio, onde estão dois comandos de válvula (DOHC – um para as válvulas de admissão e outro para as de escape). Além disso, o conjunto tem tuchos hidráulicos e balancins roletados, que diminuem significativamente os atritos internos. O propulsor trabalha em conjunto com um câmbio de seis marchas, com acionamento por cabo e alavanca instalada no painel. O escalonamento foi feito para privilegiar o torque. A 6ª marcha, usada principalmente em estrada, garante boa velocidade final.

LINHA COMPLETA

Com a chegada da linha 2014, o Novo Master passa a contar com 12 versões e 10 opções de transformações, totalizando mais de 70 opções.

As versões são as seguintes:

Master Chassi-Cabine

Master Furgão L1H1 (chassi curto-teto baixo)

Master Grand Furgão L2H2 (chassi médio-teto alto)

Master Extra Furgão L3H2 (chassi longo-teto alto)

Master Vitré L1H1 (chassi curto-teto baixo)

Master Grand Vitré L2H2 (chassi médio-teto alto)

Master Extra Vitré L3H2 (chassi longo-teto alto)

Master Escolar L2H2 20 lugares (chassi médio-teto alto)

Master Minibus Standard L2H2 16 lugares (chassi médio-teto alto)

Master Minibus Standard L3H2 16 lugares (chassi longo-teto alto)

Master Minibus Executive L3H2 16 lugares (chassi longo-teto alto)

Master Minibus VIP L3H2 16 lugares (chassi longo-teto alto)

Ambulância Simples Remoção L1H1 (chassi curto-teto baixo)

Ambulância Simples Remoção L2H2 (chassi médio-teto alto)

Ambulância Simples Remoção L3H2 (chassi longo-teto alto)

Ambulância UTI L2H2 (chassi médio-teto alto)

Ambulância UTI L3H2 (chassi longo-teto alto)

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