Freelander 2013 está nas concessionárias

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Postado 22 de março de 2013 por bisponeto em
Reestilizado, o Land Rover Freelander 2 acaba de desembarcar no País. O utilitário teve seu visual retocado, inspirado no estilo do moderninho Evoque, construído sobre a mesma plataforma.  O retoque agora foi menor. Do Evoque vieram os faróis com fileiras em LEDs e luzes de rodagem diurnas. O mesmo esquema de iluminação é repetido agora nas lanternas para as luzes de freio (o “led” acende em menor tempo, o que incrementa a segurança), mas não para a luz de ré ou seta.

Por dentro, a reforma é igual a feita no Evoque. O quadro de instrumentos foi totalmente reformado e, além de instrumentos elegantes com iluminação branca em “leds” contra a original verde, conta com tela de cinco polegadas entre o velocímetro e o conta-giros, capaz de exibir dados de funcionamento do veículo (temperatura, combustível, marcha selecionada, velocidade e modo do Terrain Response). Os ultrapassados botões estilo chiclete Adams no volante deram lugar a outros mais integrados à peça, como nos companheiros de gama.

Na reforma interna, o principal destaque é o console central. A tela superior de 7 polegadas continua lá, mas agora é sensível ao toque e reúne informações que eram exibidas pelo antigo sistema de som. Quanto ao som, a aparelhagem é assinada pela Meridian e tem até 17 alto-falantes na versão top HSE. Além disso, ficou mais intuitivo e tem entrada USB. E sua a tela também exibe visão da câmera de ré. E o botão giratório do Terrain Response mudou: o mecanismo passa a ser acionado por botões enfileirados. A impressão é que o interior ficou melhor sem comandos desnecessários.

A ergonomia mudou pouco. O comando giratório dos faróis, que ficava à esquerda do volante, agora fica na haste do mesmo lado. O antigo freio de mão com acionamento por alavanca passou a ser eletrônico acionado por botão na mesma posição. Alguns itens são novos, como o volante com aquecimento (antes disponível apenas nos bancos). Os revestimentos em couro ganharam novas cores, também. Entre outros pequenos toques, há três novas opções de cores: Verde Antree, Azul Mauritius e Preto Havana.

Do companheiro Evoque o Freelander 2013 herdou também a principal novidade mecânica: no lugar do antigo 3.2 seis cilindros em linha, agora o Freelander conta com o mesmo quatro cilindros 2.0 turbo. O novo motor da linha Ecoboost é uma das heranças do período em que a Land Rover era da Ford (agora está na mão da indiana Tata) e gera 240 cv de potência e 34,6 kgfm de torque a 1.750 rpm, um bom incremento face os 233 cv e 32,3 kgfm a 3.200 rotações do antigo motor. O câmbio permanece sendo o japonês Aisin de seis velocidades. O desempenho ficou no mesmo patamar. A montadora informa que o Freelander 2013  acelera de  zero a 100 km/h em 8,8 segundos e alcança a velocidade máxima de 200 km/h.

Contudo, o patamar de preço foi mantido. O Freelander S 2.0 2013 parte de R$ 152 mil, enquanto o mais requintado SE cobra R$ 165 mil. Com acabamento intermediário, o Dynamic sai por R$ 175 mil e traz a mais decoração esportiva, rodas aro 19 e acabamento interno diferenciado. O topo de linha HSE custa R$ 197 mil. São preços mais em conta que os do Range Rover Evoque, que começa em R$ 175 mil, mas fontes ligadas à marca acreditam que o Freelander não retomará a posição de carro-chefe do fabricante.

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