Volkswagen CrossBlue estréia em Detroit

0
Postado 15 de janeiro de 2013 por bisponeto em
A edição 2013 do North American International Auto Show – NAIAS, ou simplesmente Salão de Detroit abrirá suas portas para o público no próximo dia 19.  Porém, a partir de hoje (14 de janeiro), a imprensa especializada pode apreciar as novidades que estarão presentes no Evento e traz com exclusividades os principais lançamentos do Salão norte-americano. O Salão de Detroit 2013 será realizado até o dia 27 de janeiro no Centro de Exposições Cabo Center, em Detroit, no Estado de Michigan/EUA.

E a Volkswagen aproveitou o evento para apresentar o carro-conceito que marca uma nova geração de SUVs da marca alemã, o CrossBlue. A estréia mundial do modelo nesta segunda-feira (14 de janeiro), no Salão de Detroit (EUA), mostra um modelo bem robusto. Voltado para “pais de família”, o carro de seis lugares individuais é equipado com sistema híbrido “plug-in” a diesel, que traz vantagens na economia de combustível.

De acordo com a Volkswagen, o modelo é uma evolução do protótipo, o Cross Coupé, e nasceu da necessidade de se ter um SUV médio no portfólio norte-americano, pois para eles, o Jetta é considerado um sedã compacto, por exemplo. Assim, quando produzido, o CrossBlue atenderá principalmente os Estados Unidos e o Canadá. Maior que o Tiguan e menor que o Touareg, o “rossover” apresentado de forma conceitual tem seis lugares, mas, de acordo com diretores da montadora alemã, a versão de produção terá espaço para sete ocupantes. O protótipo tem 5 m de comprimento, sendo que o VW Tiguan tem 4,4 m e o Touareg, 4,8 m.

Seu inovador sistema híbrido do CrossBlue tem um motor a diesel TDI Clean Diesel de 192 cv, mais dois motores elétricos. Um na frente, que gera 54 cv, e um na parte de trás, com potência de 114 cv e transmissão de dupla embreagem. A Volkswagen estima que o consumo de combustível para o SUV em ciclo misto cidade-estrada chegue a 37,8 km/l. Em operação somente do motor a diesel, o consumo é de 14,8 km/l. O modelo vai de 0 a 100 km/h  em 7,2 segundos. De acordo com a montadora alemã, somente com os motores elétricos em funcionamento, o carro pode rodar aproximadamente 33 km/l.

Espaço de uma minivan

Conceitualmente, o CrossBlue combina o visual de um SUV com o espaço de uma minivan. Assim, sua visibilidade versátil simplifica manobras. O ESP entra para ajudar na estabilidade do carro, que oferece ainda um sistema de tração nas quatro rodas e até 12 “airbags”. O CrossBlue foi projetado na Alemanha  em coordenação com a Volkswagen of America. O modelo tem, exatamente, 4,98 m de comprimento, 2 m de largura e 1,73 m de altura. Na parte dianteira, destaque para o “design” em 3D dos faróis. Como a própria Volkswagen afirma, o novo “crossover” é bem masculino, o que é reforçado pelas rodas de liga leve e os vincos predominantes na carroceria.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)