Iveco lança o Vertis HD para mercado varejista

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Postado 25 de janeiro de 2013 por bisponeto em
A Iveco apresentou ontem (24/1) em São Paulo, o novo Vertis HD, caminhão médio para o mercado verejista brasileiro, que tem como principais atributos a durabilidade, desempenho, economia de combustível e baixos custos de manutenção. Desenvolvido sob a ótica do cliente e diante dos mais rígidos processos de produção, o Vertis HD chega em duas versões: 9 toneladas e 13 toneladas – cabine estendida, tendo como destaque o menor custo operacional da categoria.

Produzido e desenvolvido na cidade mineira de Sete Lagoas, o novo Vertis HD é um veículo de grande importância para a estratégia comercial da montadora. Para se tornar ainda mais competitivo no mercado, em suas duas versões, o novo Vertis HD carrega uma série de diferencias técnicos e componentes que garantem versatilidade e facilidade de implementação, representando, assim, uma solução perfeita para o transporte de vários tipos de carga. O 90V19HB custa R$ 115.000,00 e o 130V19HB R$ 135.000,00.

Seu “sobrenome” HD – Heavy Duty – representa a robustez e confiabilidade do produto, que tem significativa importância para a estratégia de mercado da Iveco. Com ele, a montadora prevê ampliar para 7% seu market share no segmento de caminhões de 8 a 15 toneladas de PBT. Trata-se de um mercado que tem crescido de forma exponencial nos últimos anos, devendo atingir a marca de 45 mil unidades comercializadas apenas em 2013.

“Com o lançamento do Vertis HD, a Iveco completa a linha Ecoline, que agregou à nossa frota uma série de modificações técnicas para levar aos nossos clientes mais desempenho, economia de combustível, robustez, sempre a custos de manutenção cada vez mais reduzidos”, afirma Marco Mazzu, presidente da Iveco na América Latina. Nascida do processo de adaptação dos veículos à normativa Proconve P7, a geração Ecoline já conta com os veículos Daily, Tector, Trakker e Stralis. O novo Iveco Vertis HD já pode ser encontrado nas 109 concessionárias Iveco no Brasil.

Diferenciais técnicos

Ciente do que os clientes esperam de um caminhão médio, a Iveco começou a conceber o Vertis HD no Centro de Desenvolvimento do Produto, em Sete Lagoas. Da concepção à fabricação, foram necessários dois anos, que compreenderam 100 mil horas de trabalho no desenvolvimento da estrutura e de uma série de novos componentes que transformam o Vertis HD na melhor opção de compra do segmento.

Os ganhos foram comprovados por avaliações rigorosas da equipe de engenharia Iveco, que, entre mais de 140 testes do produto, percorreu 1 milhão de quilômetros com o Vertis HD, incluindo 400 mil km em estradas e vias urbanas. O novo veículo também circulou por outros 100 mil km em percursos com asfalto comprometido, além de percorrer circuitos específicos para atestar a vida útil dos componentes, resistência estrutural, suspensão e vários itens da cabine.

O chassi do Vertis HD já revela sua estrutura reforçada e diferenciada, diretamente inspirada no Iveco Tector, duas vezes eleito caminhão do ano pela revista AutoData. Além de forte, ele demonstra a versatilidade do novo veículo, com bitolas conforme padrão de mercado, possibilitando qualquer tipo de implemento. O basculamento também foi facilitado por um novo sistema, que também torna mais simples o travamento da cabine.

A economia de combustível, quesito em que o Vertis sempre foi best-in-class, é assegurada pelos propulsores NEF 4, da FPT Industrial. Na adaptação para a tecnologia Euro V, os motores ganharam redução de até 5,5% no consumo de combustível em relação à versão Euro III. Em 100 mil km de testes comparativos, feitos em estradas e trechos urbanos, o novo Vertis HD conseguiu economia de até 11% em relação a concorrentes diretos.

Além da redução de consumo, os propulsores também tiveram incremento de potência. O motor do Vertis HD 9 toneladas está 10% mais potente e com 7,6% de torque a mais que a motorização anterior. Na versão 13 toneladas – cabine estendida, o ganho foi de 3,4% no torque. Em números, são 177cv (maior potência da categoria) e 570Nm @ 1.250 rpm para a versão 9 toneladas. No caso da 13 toneladas – cabine estendida, o motor tem potência máxima de 182 cv, compatível com os principais competidores do mercado, e torque máximo de 610 Nm @ 1.300 giros.

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