VWB apresenta resultados de 2012

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Postado 3 de dezembro de 2012 por bisponeto em
Durante jantar de confraternização realizado quarta-feira passada (28 de novembro), a VW do Brasil prestes a comemorar 60 anos no Brasil (que será comemorado em 2013), apresentou alguns números da montadora em 2012. Comparando com o período de janeiro a outubro de 2011, a marca alemã cresceu 11,2%, com 4,7 milhões de veículos produzidos.

Outro motivo de comemoração é a marca de três milhões de veículos exportados, número histórico até agora de uma montadora no Brasil. O investimento previsto até 2016 é de R$ 8,7 bilhões, sendo que 1/3 desse montante será usado para o aumento da capacidade produtiva, que começou a ser direcionado para a ampliação da fábrica de São Carlos (SP). Os R$ 335 milhões investidos resultarão no aumento da produção de motores para 4.800 (hoje são 3.800) e para construção de uma área de 29.800 m². Os outros 2/3 dos R$ 8,7 bilhões serão usados para desenvolvimento de novos produtos.

PARANÁ

Na oportunidade, o executivo também falou sobre a fábrica de São José dos Pinhais, instalada na Região Metropolitana da Grande Curitiba, no Paraná, que, no ano passado, amargou greve que provocou a falta de versões do Fox em várias cidades. Agora a Volkswagen diz ter conseguido aprovar, junto aos funcionários, um “contrato de competitividade”, que, de acordo com Thomas Schmall (presidente da VWB), permitirá um “futuro planejado” e noção melhor do custo da produção de cada carro ali produzido, que passa, é claro, pelo que é pago pela mão de obra.

Ele afirmou ainda, que o contrato promove mais flexibilidade na fábrica localizada num Estado marcado por disputas entre o sindicato e as montadoras. A Renault também tem fábrica lá. “Curitiba voltou de novo para o jogo”, resumiu Schmall. Agora a planta também é cotada para receber investimentos, pois opera no limite da capacidade, o que, ocasionalmente, gera fila de espera pelo Fox. O mesmo acordo foi fechado com os funcionários de Taubaté e de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde fica a sede da VW. “Ele vale até 2016”, disse o executivo.

MENOS AQUECIDO

Mesmo esperando ampliar a participação brasileira nas vendas mundiais da marca, o presidente da VW do Brasil acredita que o próximo ano será mais fraco que o atual. Vai pesar o fim do desconto sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que, após duas prorrogações, deverá acabar em 31 de dezembro próximo. Ele prevê ainda que os preços deverão aumentar em função da obrigatoriedade de freios ABS e “airbag”. O executivo lembrou ainda que deverá haver, neste mês de dezembro, uma antecipação de compras de carros, justamente porque o consumidor vai querer aproveitar os últimos dias do IPI mais baixo.

 

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