Ases do Volante

Das Pistas para a História

0
Postado 18 de dezembro de 2012 por bisponeto em
O universo literário brasileiro, no que toca ao tema “automobilismo de competição”, acaba de ser enriquecido com a publicação do livro “Das Pistas para a História”, que se traduz num relato sobre a trajetória de pilotos gaúchos que marcaram época sobretudo no período compreendido entre 1958 e 1983, ou seja, praticamente desde o final da época das carreteiras e pegando o início das competições já com veículos mais modernos, principalmente os fabricados no Brasil, após 1960. A obra é fruto da iniciativa dos gaúchos Gilberto Menegaz, Paulo Lava e Roberto Giordani e visa, entre outras coisas, homenagear pilotos que se uniram e criaram a Confraria dos Pilotos Jurássicos Gaúchos, em 2001 e resgatar a história do automobilismo de competição no Rio Grande do Sul. Mais uma vez temos que registrar com destaque, o apoio cultural emprestado pela Mahle Metal Leve, decisivo para que um sonho de pilotos, ex-pilotos, preparadores de motores, projetistas, dirigentes de entidades esportivas, se tornasse realidade, materializando-se na forma de um excelente livro.

Trata-se de vasta pesquisa abrangendo a trajetória de um por um de praticamente todos os pilotos, mecânicos, dirigentes e outros profissionais que de uma forma ou de outra estiveram envolvidos com o automobilismo de competição gaúcho no citado período. A maior parte dos relatos que compõem o livro é feita pelos próprios envolvidos, que abordam fatos interessantesde suas passagens pelas pistas de corridas de automóveis, muitas vezes revelando detalhes até então desconhecidos do grande público. Este, aliás, é um dos fatores que tornam a leitura do livro mais emocionante. São cerca de 55 pilotos “rememorando” os seus feitos gloriosos nas pistas, além de mais 18 preparadores, dirigentes e amigos da Confraria dos Pilotos Jurássicos.

O prefácio é de autoria de Gilberto Menegaz, enquanto Roberto Giordani faz a apresentação da obra, que inicia discorrendo sobre o que é a Confraria dos Pilotos Jurássicos e segue em frente abordando corridas desde o Circuito Vila Nova-Cavalhada, Circuito da Pedra Redonda, provas como 12 Horas de Porto Alegre, 500 Quilometros de Porto Alegre, inaugurações dos Autódromos de Tarumã em 1970 e de Guaporé em 1976. Por outro lado, a trajetória de vários pilotos gaúchos não só nas pistas do Rio Grande do Sul, mas, de todo o Brasil e do exterior também é alvo de depoimento por parte daqueles que sonharam com sucesso internacional.

“Das Pistas para a História” é fartamente ilustrada com flagrantes de memoráveis corridas, de carros e de pilotos, que transportam o leitor aficionado no tempo, fazendo-o sonhar também e relembrar momentos de emoção vividos nas pistas de competições automobilísticas, ao mesmo tempo em que mostra aos mais jovens como era o automobilismo gaúcho e brasileiro na época. Sem dúvida um trabalho de fôlego, pelo que parabenizamos todos os seus responsáveis. Nas fotos, um pouco do que o livro mostra.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)