Toyota comemora hoje 50 anos

0
Postado 12 de novembro de 2012 por bisponeto em
Hoje, 12 de novembro, a fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo está completando meio século de atividade no Brasil. Há exatos 50 anos, em 12 de novembro de 1962, coincidentemente uma segunda-feira, o então presidente da Toyota no Brasil, Kiyoyasu Koide, inaugurava a primeira unidade industrial da fabricante de automóveis fora do Japão. E o local escolhido foi a cidade de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, região que começava a despontar como berço da indústria automotiva nacional.

O primeiro veículo produzido em São Bernardo do Campo foi o Toyota Bandeirante, ícone entre os modelos fora-de-estrada pela sua fama de robustez. Sua manufatura perdurou por 39 anos, até 2001, com um total acumulado de 103.750 unidades.  Ao longo desses 50 anos, a fábrica de São Bernardo do Campo reuniu histórias curiosas. Uma delas ocorreu em 1970 quando um incêndio atingiu o setor de pintura da fábrica da Volkswagen, localizada na mesma cidade. A Toyota então, por um período de seis meses, assumiu a primeira etapa da pintura do Fusca. Nessa época pintavam-se, por dia, não mais do que 20 carrocerias.

Com o passar dos anos e com o desenvolvimento da indústria nacional, a Toyota decidiu introduzir novos modelos no País e, para isso, abriu duas novas fábricas. Uma em Zárate (Argentina), em 1997, responsável pela produção da Hilux, e outra em Indaiatuba (SP), em 1998, onde fabrica o Corolla. Aliado ao fim da produção do Bandeirante em 2001, a montadora japonesa modernizou e adaptou a fábrica de São Bernardo do Campo para a produção de peças que abastecem o mercado de reposição do Bandeirante e também para manufatura de componentes que fomentam a linha de montagem de Zárate e Indaiatuba.

Mas o último grande investimento em São Bernardo do Campo, de US$ 42 milhões, ocorreu em agosto de 2006, quando nova forjaria foi construída, para a produção de peças (biela e virabrequim), que são exportados para os Estados Unidos e utilizados nos modelos Camry e Corolla fabricados naquele país. Contando atualmente com área construída de 4.400 metros quadrados e 1.337 colaboradores, a fábrica da Toyota em São Bernardo exerce papel estratégico dentro dos planos de negócios da empresa, abrigando, além das áreas industriais citadas, os departamentos administrativo, financeiro, jurídico, engenharia, planejamento de produção e planejamento corporativo, entre outros.

A unidade também abriga a sede da Associação Desportiva Classista “Toyota Bandeirante”, clube da empresa para as unidades de São Bernardo e São Paulo.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)