Hyundai inaugura fábrica em Piracicaba

0
Postado 12 de novembro de 2012 por bisponeto em
Na última sexta-feira (09 de novembro), a montadora sul-coreana Hyundai inaugurou oficialmente sua primeira unidade na América Latina, em Piracicaba (SP). A cerimônia de inauguração da fábrica contou com a presença dos executivos da empresa e autoridades brasileiras e coreanas. Chung Mong Koo, “chairman” do Grupo Hyundai Motor, recebeu Michel Temer, vice-presidente do Brasil, Bon Woo Koo, embaixador sul coreano, Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo, Barjas Negri, prefeito de Piracicaba, e João Manoel, presidente do Conselho da Câmara de Piracicaba.

A montadora sul-coreana investiu 700 milhões de dólares na unidade de produção, onde três modelos desenvolvidos exclusivamente para o Brasil serão produzidos. Estimando uma produção anual de 150 mil veículos, a fábrica ocupa uma área total de 1.390.000m², sendo 69.000m² de área construída. O Brasil é o 7º país a receber uma fábrica da Hyundai fora da Coréia do Sul, depois da Turquia, Índia, China, Estados Unidos, República Tcheca e Rússia. A unidade emprega 1.800 colaboradores e, até 2013, alcançará 2.000 profissionais. A chegada da Hyundai Motor Brasil a Piracicaba motivou a criação de 3.000 oportunidades de trabalho nos fornecedores instalados no pólo automotivo e outros 20.000 empregos indiretos.

Padrões de excelência em engenharia civil marcaram a construção da fábrica, que demorou menos de dois anos para ser construída. O resultado é uma unidade moderna, arrojada e com a mais alta tecnologia para a produção de veículos. Ali, o modelo HB20 será produzido em suas versões “hatch”, “crossover” e sedã, totalmente dedicadas ao mercado local. A primeira fábrica da Hyundai Motor Brasil conta com a mais atualizada tecnologia para pintura automotiva da marca. A excelência está na combinação do processo 100% automatizado com a qualidade das tintas utilizadas e o sistema de pintura final com aplicação de “primer”, tinta base e verniz em um único sistema.

Desde setembro, quando a planta começou a operar, foram produzidas 26 mil unidades do HB20, hatch popular da marca desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro. No entanto a  Hyundai Motor Brasil vendeu em dois meses 50 mil unidades do carro, ou seja, 24 mil proprietários estão na fila de espera. O HB20 tem 75% das peças produzidas no Brasil. Apenas câmbio e motor são fabricados na Coréia do Sul. A Hyundai informou que pretende usar 100% de peças nacionais, mas não estipulou prazo para tanto.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)