Hyundai HB20 usa fibras naturais

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Postado 12 de novembro de 2012 por bisponeto em
O compacto Hyundai HB20, que acaba de ser lançado no mercado brasileiro, revela a consciência ambiental da empresa com adoção de materiais recicláveis. Entre os componentes ecológicos do automóvel, o porta-pacotes é produzido com Ecofibra Automotive, matéria-prima que mescla polímeros com fibras naturais.

Além de completamente reciclável, o Ecofibra Automotive tem propriedades fonoabsorventes, contribuindo para o menor nível de ruído interno, um dos destaques do novo automóvel. Outras características do produto são o baixo peso da peça, a flexibilidade de aplicações, o menor tempo necessário para a confecção das ferramentas de produção, o melhor aspecto visual e a resistência mecânica e à umidade.

De acordo com Evandro Kunst, diretor-executivo de adesivos e laminados especiais da Artecola, o HB 20 é mais um automóvel a receber componentes com o Ecofibra Automotive que permite a reciclagem das peças no final de sua vida útil. “O Brasil é um país com uma ampla variedade de fibras naturais e o Ecofibra Automotive para a produção de peças para o HB 20 reflete o êxito do programa instituído pela Artecola de pesquisa e desenvolvimento de matérias-primas ecológicas para os diferentes segmentos industriais do País. Por seus atributos, trata-se de um produto em forte expansão, à média de 20% ao ano”, declara o executivo.

Mas o Grupo Artecola, do qual fazem parte as empresas Artecola, MVC e Arteflex, é referência na América Latina em adesivos, laminados especiais, plásticos de engenharia e EPI’s e adota a inovação para o desenvolvimento de seus produtos. Atua em diversos mercados, como moveleiro, calçadista, automotivo, construção civil, têxtil ou de papel e embalagens. O grupo tem sede em Campo Bom, RS, e mantém operações industriais no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México.

Na manhã da última sexta-feira (9 de novembro), a montadora sul-coreana Hyundai inaugurou oficialmente sua primeira unidade na América Latina, em Piracicaba (SP). Desde setembro, quando a planta começou a operar, foram produzidas 26 mil unidades do HB20, “hatch” popular da marca desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro.

No entanto, a empresa vendeu em dois meses 50 mil unidades do carro, ou seja, 24 mil proprietários estão na fila de espera.

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