Fórmula Truck volta à pista onde realizou maior número de corridas de sua história

0
Postado 7 de novembro de 2012 por bisponeto em
A nona e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck devolve a categoria à pista que detém o recorde de corridas nos 16 anos da competição. A largada do GP Crystal, às 13 horas deste domingo (11/11), abrirá a 21ª corrida da história da Truck no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, consideradas nesse total as que compuseram rodadas duplas nas quatro primeiras edições do evento, entre 1996 e 2000.
O circuito paranaense não figurou no calendário de corridas da F-Truck nas temporadas de 1997 e de 2004. Por outro lado, foi o único a receber duas etapas numa mesma temporada, fato verificado em 2000 e em 2001. Esta é a 17ª vez que a categoria arma sua gigantesca estrutura em Pinhais, para uma etapa que terá em ação de sexta-feira (9) a domingo, nos treinos e na prova, seis pilotos que venceram suas corridas no traçado de 3.695 metros.
De 1996 a 2000, em suas cinco primeiras temporadas, a Fórmula Truck tinha suas etapas compostas por rodadas duplas, com treinos classificatórios distintos para cada corrida de um evento. A primeira rodada dupla em Pinhais foi disputada em 1996 e teve pole-positions do paulista Renato Martins e do paranaense Sérgio Drugovich, ambos com caminhões Scania. Drugovich, na soma dos tempos das duas provas, foi o vencedor da etapa.
Em 1998, na volta a Pinhais, Osvaldo Drugovich Júnior, irmão de Sérgio, marcou as duas poles e foi declarado vencedor da etapa com um primeiro e um segundo lugar – Martins obteve uma vitória. O gaúcho Jorge Fleck, com Volvo, revezou com Drugovich Júnior as poles da rodada dupla curitibana. O piloto paranaense, já bicampeão da categoria, conduziu seu caminhão Scania à vitória nas duas provas e conquistou a etapa.
A primeira rodada dupla curitibana de 2000 teve Fleck marcando as duas poles e ganhando a primeira corrida – na segunda, a vitória foi do paulista Vignaldo Fízio, com Scania. Ainda naquele ano, Roberval Andrade marcou a pole na volta da Truck a Curitiba com um Volvo e venceu a segunda corrida. Na primeira, o vencedor foi seu companheiro de equipe Tiago Grison. A soma de pontos, prática da época, deu a vitória na etapa a Martins, com Scania.
A partir de 2001, a F-Truck adotou o formato atual, de etapas únicas. Foi o segundo ano em que a Truck teve duas etapas em Curitiba. Ambas tiveram domínio de Wellington Cirino, que na campanha para o primeiro de seus quatro títulos marcou as duas poles e conquistou as duas vitórias. Em 2002, o pole na etapa curitibana foi Andrade, já pela Scania. A vitória coube a Beto Monteiro – o pernambucano cumpria sua primeira temporada pela Ford.
Cirino voltou a ser pole em Curitiba em 2003, quando Vignaldo Fízio, pilotando um Mercedes-Benz, obteve sua última vitória na Truck. A categoria voltaria ao autódromo da cidade de Pinhais em 2005, com Fízio conquistando a pole e o catarinense Luiz Zappelini conquistando a vitória na última volta. Em 2006, a pole foi de Renato Martins, com um Volkswagen. O vencedor da prova foi o paulista Vinicius Ramires, pilotando um Mercedes-Benz.
Felipe Giaffone, em sua primeira temporada completa pela Volkswagen, conquistou pole e vitória na etapa de 2007. Em 2008, o pole foi Monteiro, em sua única temporada com um caminhão Scania. Zappelini, agora pilotando um caminhão Volvo, festejou sua segunda e última vitória na categoria. Giaffone voltou a pôr a Volkswagen na pole em 2009, quando Wellington Cirino venceu pela terceira vez no circuito da região metropolitana de Curitiba.
Em 2010, Andrade conquistou a pole e venceu, resultado fundamental para a conquista de seu segundo título brasileiro na categoria. No ano passado a Ford obteve sua segunda vitória na pista com Danilo Dirani, que também foi pole-position. Martins, Cirino, Monteiro Giaffone, Andrade e Dirani, integrantes da lista de pilotos que já comemoraram primeiros lugares na pista paranaense, estão entre os que vão disputar o GP Crystal neste domingo.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)