Fórmula 1: Hamilton vence GP dos EUA

0
Postado 18 de novembro de 2012 por bisponeto em
Lewis Hamilton venceu neste domingo (18 de novembro), o Grande Prêmio dos Estados Unidos, após ultrapassar Sebastian Vettel, deixando a decisão do Campeonato da Fórmula 1 para a última etapa da temporada, em Interlagos, no Brasil. Com a segunda colocação, o alemão da Red Bull está com 13 pontos de vantagem para Fernando Alonso, que terminou em terceiro, e será campeão em Interlagos se chegar pelo menos na quarta posição sem depender de outros resultados. Vettel precisa de um 4º lugar em Interlagos para ser tricampeão mundial.

Vettel largou na “pole position” seguido de Hamilton e Webber. A largada aconteceu sem grandes incidentes. Vettel manteve-se na primeira posição, enquanto Hamilton perdeu a segunda colocação para Webber, que havia largado em terceiro. Mas Hamilton se recuperou algumas voltas depois e retomou a segunda posição. Alonso largou em sétimo e pulou para quarto na primeira curva, alcançando a posição que precisaria terminar a prova para que o título não fosse definido. O piloto espanhol tomou as posições de seus rivais após largar pelo lado direito da pista, e ficou atrás apenas dos carros da Red Bull e de Hamilton.

O brasileiro Felipe Massa largou em 11º após ter seu câmbio de sua Ferrari trocado. Fez algumas ultrapassagens, ganhando posições, e ainda fez bela ultrapassagem sobre Schumacher. Depois de recuperar a posição de Webber, Hamilton passou a pressionar o líder Vettel. O britânico da McLaren chegou a ficar a menos de um segundo de diferença, abrindo a asa móvel em alguns momentos para tentar realizar a ultrapassagem, mas não conseguiu ultrapassá-lo. Depois de se aproximar de Vettel, Hamilton perdeu desempenho por causa dos pneus e começou a ver o alemão se distanciar novamente.

Mas os engenheiros da McLaren na 21ª volta chamaram Hamilton para os boxes para trocar os pneus de seu carro. Vettel parou duas voltas depois e retornou com mais de 3 de segundos de vantagem para Hamilton, que teria tirar a diferença de seu rival novamente. Mas o carro de Hamilton passou a render mais, pois os novos pneus deixaram seu carro mais veloz e estável que o de Vettel. Depois de muito pressionar, Hamilton conseguiu ultrapassar Vettel na 42ª volta e assumiu a liderança da prova. Enquanto isso, Webber vinha em terceiro, mas abandonou a prova com problemas no carro na 18ª volta, dando sua posição para Alonso.

Felipe Massa após parar nos boxes para trocar os pneus de sua Ferrari, passou a fazer uma corrida de recuperação até chegar a quarta posição logo atrás de Alonso. Depois de assumir a ponta, Hamilton manteve sua McLaren a uma distância segura de Vettel e cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido por Vettel, Alonso, Felipe, Jenson Button, Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, da Lotus. Nico Hulkenberg foi o oitavo, seguido por Pastor Maldonado e Bruno Senna.

A vitória de Hamilton nos Estados Unidos adiou a disputa do título para a última corrida do ano, o GP do Brasil, que acontecerá no próximo fim de semana (dia 25 de novembro), no circuito de Interlagos, em São Paulo

Resultado final do GP dos Estados Unidos:

1.º) Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1h35m55s269;
2.º) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault), a 0s600;
3.º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 39s200;
4.º) Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 46s000;
5.º) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 56s400;
6.º) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 1m04s400;
7.º) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 1m10s300;
8.º) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 1m13s700;
9.º) Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 1m14s500;
10.º) Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), a 1m15s100;
11.º) Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1m24s300;
12.º) Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari), a 1m24s800;
13.º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1m25s500;
14.º) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1 volta;
15.º) Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1 volta;
16.º) Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1 volta;
17.º) Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), a 1 volta;
18.º) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 1 volta;
19.º) Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), a 1 volta;
20.º) Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), a 2 voltas;
21.º) Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), a 2 voltas;
22.º) Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), a 2 voltas.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)