Volvo apresenta ônibus híbrido

0
Postado 5 de outubro de 2012 por bisponeto em
Durante a FetransRio A Volvo Bus Latin America exibe o primeiro chassi híbrido da marca fabricado no Brasil. A produção dos primeiros veículos na planta brasileira, localizada em Curitiba (PR), iniciou em junho deste ano. As primeiras unidades são destinadas à Curitiba e São Paulo. A operação da Volvo no Brasil é a primeira a fabricar o veículo depois da Suécia, sede mundial do Grupo Volvo.

A tecnologia usada pela Volvo permite economia de combustível de até 35% e reduz em 90% as emissões de gases poluentes, em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3. Outra vantagem do veículo é não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação.

“Os híbridos são os veículos do futuro. Somos os primeiros a trazer para o Brasil a melhor solução híbrida em transporte urbano de passageiros já desenvolvida pela indústria automotiva no mundo, o que reforça nossa posição de vanguarda em oferecer soluções de transporte menos poluentes, mais econômicos e que contribuam com a qualidade de vida da população”, destaca Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

“Estamos muito otimistas. O Brasil tem um excelente potencial de mercado e nossos clientes têm demonstrado muito interesse pelo híbrido. O caminho para a eletromobilidade é irreversível”, argumenta Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.

Tecnologia

O ônibus híbrido da Volvo tem tecnologia revolucionária e é a solução híbrida mais avançada desenvolvida. Chamada de “Híbrida em Paralelo”, foi projetada para um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também é usado como gerador de energia durante as frenagens.

Seu motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado. Até agora a Volvo vendeu mais de 700 ônibus híbridos para 18 países espalhados por todos os continentes.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)