Vettel vence na Coréia e lidera F-1

0
Postado 15 de outubro de 2012 por bisponeto em
Neste domingo (14/10), o alemão Sebastian Vettel venceu de ponta a ponta o Grande Prêmio da Coréia do Sul (16ª etapa do campeonato mundial de F-1. Esta foi a sua quarta na temporada.

Com um fim de semana dominado da Red Bull, o atual bicampeão da categoria conduziu a corrida de maneira tranqüila, assumindo o primeiro lugar ainda na primeira volta e cruzando a linha de chegada bem à frente de Mark Weber e Fernando Alonso. Graças ao resultado conquistado no Circuito de Yeongam,Vettel ainda assumiu a liderança do Mundial de Pilotos. Com os 25 pontos conquistados neste domingo, ele chegou a 215 pontos e superou a pontuação de Fernando Alonso, que ficou com 209 e o terceiro lugar da corrida.

A prova

O “pole position” Mark Webber, perdeu a liderança logo na largada e foi o segundo colocado, completando o pódio. Apesar de uma largada movimentada, a prova teve pouca troca de posições entre os três primeiros colocados. Com prova bem administrada pela Red Bull, Vettel e Webber garantiram a dobradinha.

Desta vez, Felipe Massa não subiu ao pódio como no Japão. Mas voltou a fazer uma boa prova, mostrando estar em ascensão. Após largar da sexta posição, o brasileiro ultrapassou Kimi Raikkonen (Lotus) na primeira volta, ganhou a posição de Lewis Hamilton (McLaren) e chegou em quarto. De quebra, apresentou um ritmo mais forte que o de Alonso durante toda a disputa.  Perto do final da prova chegou a dar um “calor” no espanhol, ficando a um segundo de distância e fazendo a Ferrari pedir pelo rádio para pegar mais leve. “Felipe, você está mais rápido que Fernando. Por favor, segure a onda”, disse Rob Smedley, engenheiro do brasileiro.

Ficou claro que teria condições de subir ao pódio caso o companheiro de equipe não estivesse na “briga” pelo título. O resultado também foi importante para o “time” de Maranello, que tomou a vice-liderança da McLaren no Mundial de Construtores (campeonato que rende boas cifras às equipes) e para o próprio Felipe Massa, cada dia mais perto de renovar o contrato para 2013.

A McLaren          ficou muito longe de “brigar” pela vitória. Jenson Button abandonou a prova logo no início da corrida, enquanto Hamilton sofreu com o desgaste dos pneus e foi somente o décimo. A Sauber também teve um domingo apagado, com Sergio Perez em 12º e Kamui Kobayashi abandonando. Na Lotus, Kimi Raikkonen foi quinto, enquanto Romain Grosjean foi sétimo. O brasileiro Bruno Senna fez uma prova discreta e terminou em l5º lugar. Os pilotos voltam à pista em 28 de outubro, quando disputam o Grande Prêmio da Índia. Depois, a Fórmula-1 define o campeão de 2012 em três corridas: Emirados Árabes, Estados Unidos e Brasil.

Classificação final do Grande Prêmio da Coréia do Sul:

1.º) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault), 55 voltas;
2.º) Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), a 8s2;
3.º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 13s9;
4.º) Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 20s1;
5.º) Kimi Räikkönen (FIN/Lotus Renault), a 36s7;
6.º) Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes), a 45s3;
7.º) Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault), a 54s8;
8.º) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso Ferrari), a 1min09s5;
9.º) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso Ferrari), a 1min11s7;
10.º) Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes), a 1min19s6;
11.º) Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari), a 1min20s0;
12.º) Paul di Resta (GBR/Force India Mercedes), a 1min24s4;
13.º) Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min29s2;
14.º) Pastor Maldonado (VEN/Williams Renault), a 1min34s9;
15.º) Bruno Senna (BRA/Williams Renault), a 1min36s9;
16.º) Vitaly Petrov (RUS/Caterham Renault), a 1 volta;
17.º) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham Renault), a 1 volta;
18.º) Timo Glock (ALE/Marussia Cosworth), a 1 volta;
19.º) Charles Pic (FRA/Marussia Cosworth), a 2 voltas;
20.º) Narain Karthikeyan (IND/HRT Cosworth), a 2 voltas.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)