Totti, Monteiro e Giaffone vivem expectativa de corrida decisiva da Fórmula Truck

0
Postado 11 de outubro de 2012 por bisponeto em
Faltando ainda três corridas para o término do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, 11 pilotos reúnem, em maior ou menor grau, possibilidades matemáticas de conquista do título. E, se para boa parte dos integrantes desse grupo as chances de campeonato estão atreladas a improváveis combinações de resultados nas corridas, os três primeiros colocados notam importância cada vez maior em cada um dos 96 pontos ainda em disputa.

A oitava e antepenúltima etapa será disputada neste domingo (14/10), em Guaporé. O Grande Prêmio Crystal tende a limitar a seis ou sete nomes a lista de candidatos à taça reservada ao campeão. O afunilamento, ao menos neste momento, não preocupa os três primeiros na pontuação. Leandro Totti, Beto Monteiro e Felipe Giaffone têm assegurada a manutenção na luta pelo título com qualquer combinação de resultados na etapa gaúcha.

O paranaense Totti, piloto do Mercedes-Benz da ABF Racing Team, é o líder da competição. Esteve no pódio das últimas cinco corridas, com a quinta posição em Caruaru, as vitórias em Goiânia, São Paulo e Cascavel e o terceiro lugar em Alta Gracia, na Argentina, que lhe valeu o título sul-americano. Com 129 pontos, ele não mostra ponderação e admite ver a condição de planejar até mesmo a conquista antecipada do título do Campeonato Brasileiro.

“Essa condição é uma conquista da equipe. Nosso equipamento está resistente, bem confiável, e isso permitiu que a gente chegasse aqui com uma vantagem boa. Se tudo der certo em Guaporé, pode ser que a gente já possa garantir o título na corrida seguinte, em Curitiba. A ideia é essa”, revela. “Só o que a gente não pode é se envolver em acidentes, isso acaba com qualquer campeonato. Vamos continuar no mesmo ritmo de sempre”, estipula.

Buscar o reencontro com a boa fase é o compromisso assumido pelo pernambucano Monteiro, da Scuderia Iveco. Depois de abrir a temporada com vitórias no Velopark e em Jacarepaguá e de ir ao pódio em Caruaru em terceiro lugar, o campeão de 2004 amargou uma série de problemas e imprevistos que limitaram sua atuação a três oitavos lugares e o abandono em Cascavel, onde parou por conta de uma pane o sensor eletrônico do pedal do acelerador.

“A gente pensa com otimismo. Em Cascavel, por exemplo, não lutei pela vitória por causa de um problema no pedal. E na Argentina, quem poderia imaginar que eu teria dois pneus estourados? Tem coisa que não se consegue prever”, ilustra o vice-líder da temporada, que soma 105 pontos. “O caminhão é rápido, é competitivo, a gente ainda tem toda a chance. Só precisamos voltar a ter uma fase boa, como foi no início do campeonato”, torce.

A curva gráfica do paulista Giaffone na temporada mostra-se inversa à de Monteiro. Depois de um início marcado por dificuldades, ele reagiu com o segundo lugar em Cascavel e a vitória na etapa argentina, primeira no ano de um caminhão MAN-Volkswagen. Em terceiro na tabela com 99 pontos, a 30 do líder, o campeão das temporadas de 2007, 2009 e 2011 trabalha a motivação para as três corridas que vão definir o campeão de 2012.

“Não podemos desistir. Se acontecer um probleminha qualquer nessa corrida em Guaporé, a gente na prática fica fora da briga de uma vez. Mas se der uma sortezinha, entramos de vez”, estabelece. “O mais importante de tudo é conseguir terminar a corrida sem nenhum problema, sem errar. Nós sempre fizemos um trabalho bom em Guaporé em termos de resultados, agora é tentar manter esse histórico para ver depois da corrida no que vai dar”, finaliza.

Os treinos para o Grande Prêmio Crystal em Guaporé serão abertos no feriado de sexta-feira (12/10). No sábado (13/10), além de mais sessões livres, os pilotos vão disputar as tomadas de tempo classificatórias valendo as posições no grid. A corrida de domingo, com início às 13 horas, terá transmissão ao vivo em HD pela Rede Bandeirantes – Téo José narra, com comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Carlos Silvério.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)