Scania aposta na linha de chassis urbanos de motor dianteiro durante a FetransRio 2012

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Postado 4 de outubro de 2012 por bisponeto em
A Scania traz para a 9ª edição da Feira de Transporte Coletivo Urbano (FetransRio) sua gama completa de chassis para ônibus Euro 5 e soluções de serviços e Pós-Venda. O evento será realizado de 3 a 5 de outubro no Riocentro (RJ). A fabricante sueca terá como principal destaque o modelo F 250 4×2, representante da linha de chassis com motor dianteiro Scania, que passa a ser ofertado com preço mais competitivo no segmento urbano. O estande da marca também expõe quatro chassis da tradicional Série K, de motores traseiros, e um motor Euro 5, a nova tecnologia de emissões.

“A feira será uma grande oportunidade para os nossos clientes conhecerem o pacote completo de serviços que a Scania oferece no mercado de ônibus, desde a consulta na concessionária até o Pós-Venda, o mais eficiente do segmento”, afirma Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania do Brasil. “Destaco a presença da linha de chassis com motores dianteiros Scania, que está sendo cada vez mais celebrada pela eficiência na operação, baixo consumo de combustível e reduzida e simplificada manutenção.”

Paralelamente à FetransRio será organizado o 15º Congresso sobre Transporte de Passageiros (Etransport). Os dois eventos são realizados pela Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro). O Etransport vai debater o tema da mobilidade inteligente. Para ilustrar o tema, os visitantes podem participar de palestras, painéis e mesas redondas com as principais tendências na mobilidade urbana no País e no mundo, com especial ênfase para a infraestrutura de transporte dos grandes eventos esportivos que o Rio sediará nos próximos anos. Em 2012, a FetransRio recebe mais de 150 expositores em seus 25 mil metros quadrados.

Espaço exclusivo destaca o F 250

No estande de 400 metros quadrados da Scania estão expostos cinco chassis com a nova tecnologia de redução de emissões Euro 5/ Proconve P7: K 310 4×2, K 440 8×2, F 250 4×2, K 310 Articulado e o K 310 com 15m de comprimento.

O K 310 de 15m possui um terceiro eixo direcional, característica que o torna único no mercado brasileiro. O eixo direcional possibilita um grau superior de manobrabilidade, especialmente em cidades com ruas estreitas e pouco espaço para realizar curvas normais ou acentuadas. “O diferencial desse modelo é que o eixo de apoio gira para o lado oposto do eixo das rodas dianteiras”, explica Eduardo Monteiro, gerente de vendas de ônibus urbanos. “Dessa forma, o ângulo de esterçamento da roda diminui, facilitando a manobra do motorista. Em comparação a um ônibus sem o eixo direcional, a redução do raio de giro chega a 10%.”

Ele ainda oferece uma capacidade de transporte (130 passageiros) muito próxima ao do veículo articulado de 18m (160 passageiros). O produto pode ser utilizado tanto em corredores BRT, quanto em operações regulares do transporte urbano que exijam veículos com grande necessidade de usuários.

O espaço da Scania também contempla áreas para as equipes de soluções financeiras, o Scania Banco e o Consórcio Scania, e de serviços, com a explanação dos diferentes tipos de produtos e pacotes personalizados que a marca disponibiliza. “Vale a pena ressaltar que o cliente tem acesso a todas as facilidades de compra e financiamento pelo Scania Banco ou pelo conforto e confiabilidade do Consórcio Scania”, completa Pereira. Para demonstrar todas as vantagens de seus novos motores menos poluentes, a Scania expõe, como exemplo, um propulsor Euro 5/ Proconve P7.

Chassis mais eficientes do segmento

A linha de ônibus urbana com motor dianteiro Scania oferece o modelo F 250 na tração 4×2. A versão possui motor de 9 litros, 250cv de potência e desenvolve um torque de 1.150Nm. “Nosso produto é reconhecido pela robustez e força no pesado serviço urbano”, salienta Monteiro. “Além disso, ele garante ao operador excelente economia de combustível devido ao alto torque em baixas rotações, uma das maiores vantagens do propulsor Euro 5.”

O Scania F 250 4×2 é equipado com sistema elétrico/CAN, que gerencia todas as funções do veículo, permite sempre o melhor desempenho na operação e maior facilidade de manutenção. Esta característica apresentada pela nova arquitetura dos produtos garante um rápido diagnóstico de falhas, o que aumenta ainda mais a disponibilidade do veículo.

O chassi sai de fábrica com distância entre-eixos de 6.500mm. Essa configuração permite comportar carrocerias de 12,6 até 13,2 metros de comprimento, o que proporciona grande capacidade de passageiros, sem perda de rendimento. As suspensões dos eixos dianteiro e traseiro são a mola. Para garantir maior conforto ao motorista, o modelo possui coluna de direção ajustável. Um dos itens do pacote de opcionais é o freio ABS.

“Em virtude dos futuros grandes eventos esportivos, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada 2016, no Rio de Janeiro, existe a perspectiva de uma grande demanda por veículos alimentadores dos corredores exclusivos para ônibus”, opina Pereira. A linha de chassis com motor dianteiro Scania apresenta uma evolução em comparação à geração anterior na sua concepção de produto, que resultou na otimização do espaço na entrada ao salão de passageiros. O motor do veículo foi avançado em 160mm para garantir melhor acesso ao corredor do ônibus.

Gama completa de chassis

O portfólio 2012 da Scania conta com opções de motores de 9 litros e 13 litros, que substituíram os propulsores 9 litros, 11 litros e 12 litros. Os motores dos chassis da Série K são comercializados com potências de 250 até 440cv. Os novos blocos Euro 5 proporcionaram um ganho de 9% no torque e 5% na potência em comparação à geração anterior Euro 3.

Apesar de nova, a plataforma de motores em linha mantém as tradicionais características da Scania como cabeçotes individuais para cada cilindro, eixo de comando localizado em uma posição elevada no bloco, e engrenagens de sincronização montadas na parte traseira, assim como o já conhecido filtro de óleo ciclone. O projeto inteiro é modular e concebido para facilitar a manutenção.

Para uma maior economia de combustível, a Série K implementou o Sistema de Processamento de Ar (APS), que gerencia o fornecimento de ar para os freios e a suspensão, aproveitando a energia do motor nos momentos de menor demanda de potência, a exemplo em descidas.

Além dos motores, a linha 2012 de chassis oferece como opcionais as novas versões da caixa de câmbio automatizada Scania Opticruise, em sua terceira geração, e do já consagrado freio auxiliar Scania Retarder.

O novo Scania Opticruise recebeu um software ainda mais inteligente. O sistema escolhe a melhor marcha a ser utilizada em cada situação e faz a leitura da topografia e do comportamento do motorista. O resultado é mais eficiência, produtividade e ergonomia para o operador. A caixa ganhou mudanças de marchas muito mais rápidas, além de sua carcaça estar confeccionada com materiais mais robustos.

Outra tecnologia beneficiada com a nova motorização Euro 5 foi o Scania Retarder. O sistema de freio auxiliar ganhou mais potência de frenagem mesmo em velocidades mais baixas. É sua segunda geração.

A Série K chegou ao Brasil em janeiro de 2009. Os chassis podem ser personalizados de acordo com a necessidade de transporte, rodoviário ou urbano, em diferentes condições de operação.

A linha é dividida em seis modelos para aplicação urbana e oito modelos para o segmento rodoviário, todos com motorização traseira, suspensão a ar e evolução na eletrônica embarcada que privilegia a segurança dos passageiros. Diversos parâmetros do ônibus, como sua estabilidade, são acompanhados por sistemas eletrônicos que ajudam na condução mais segura.

A gama torna o ambiente de trabalho do motorista mais funcional e ergonômico. Vários comandos estão posicionados no volante ou na coluna de direção, mais próximos das mãos. Os pedais, suspensos a partir do painel e não apoiados no assoalho, utilizam melhor a musculatura das pernas e minimizam o cansaço.

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