Mitos Mundiais: Ferrari e Maserati

0
Postado 23 de outubro de 2012 por bisponeto em
No Salão Internacional do Automóvel de SP, a Fiat foi ainda mais além para brindar os visitantes, promovendo a presença de dois dos mais significativos automóveis do mundo. De origem italiana, eles deverão fazer a alegria dos visitantes que poucas vezes têm a oportunidade de estar tão próximos de máquinas tão perfeitas. Ferrari e Maserati, que são empresas pertencentes ao Grupo Fiat Chrysler, estarão representadas nesta edição do Salão no estande da Fiat — no Brasil.

Tanto a Ferrari como a Maserati são importadas e representadas comercialmente pelo Grupo Via Italia. A Ferrari 458 Spider é a primeira berlinetta do mundo a contar com a arquitetura de motor posterior-central e capota rígida rebaixável. E a solução adotada para o carro, de teto rígido descapotável, se utiliza de uma inovadora solução patenteada pela Ferrari. O teto rígido, construído totalmente de alumínio, oferece inúmeros benefícios em relação à tradicional solução da capota de lona. Além de diminuir seu peso em 25 quilos, o tempo da sua abertura ficou reduzido a apenas 14 segundos. Quando baixado, fica perfeitamente integrado ao desenho do carro. Foi projetado para se dobrar e se encaixar em um exíguo espaço existente atrás do compartimento do motor.

Para o máximo de conforto de marcha quando a capota está aberta, o 458 Spider conta com um providencial defletor de ar ― feito de vidro ―, que tem sua altura regulada eletronicamente. Isso faz com que o fluxo de ar seja melhor distribuído pelo interior do carro, permitindo que seus ocupantes possam conversar normalmente. Mesmo que ele esteja andando em velocidades superiores a 200 km/h. O 458 Spider traz em sua estrutura um motor V8 com injeção direta de combustível, 4.499 cm3 de cilindrada e 570 cv de potência. Esse propulsor recebeu o prêmio internacional Engine of the Year (Motor do Ano) de 2011, que reconhece a excelência do seu desenvolvimento tecnológico no que diz respeito a dirigibilidade, desempenho, eficiência e refinamento de projeto.

Seu sistema de transmissão é constituído pelo célebre câmbio F1 de dupla embreagem e sete marchas, com mudanças feitas por intermédio de borboletas posicionadas no volante. A parte dinâmica do carro é gerenciada pelo sistema E-Diff3, que integra o controle de tração F1-Trac e o ABS de desempenho. A velocidade máxima do 458 Spider é de 320 km/h, e ele vai da imobilidade aos 100 km/h em menos de 3,4 segundos.

A segunda grande atração, o GranCabrio Sport, vem das linhas de produção da Maserati em Modena, Itália. A versão Sport é derivada do GranCabrio, modelo que foi premiado pela imprensa internacional como um dos carros mais bonitos do mundo. Foi o primeiro modelo conversível de quatro lugares construído na história da Maserati.

Sua capota é feita em três camadas de tela, o que assegura um bom isolamento térmico e acústico, independente das condições externas. O mecanismo de acionamento da capota é resistente, porém leve (60 kg) e se abaixa em apenas 20 segundos (28 segundos se for considerada a movimentação dos quatro vidros independentes). O GranCabrio Sport vem equipado com uma versão mais potente do V8 ― naturalmente aspirado ― de 4,7 litros, que nesta configuração desenvolve 450 cv de potência e ótimos 52 kgfm de torque. A transmissão automática de seis marchas vem equipada com o software MC Auto Shift ― que melhora ainda mais as respostas do câmbio ― e é responsável pela introdução um display digital no painel que aponta os tempos ideais de mudanças de marchas.

Também foram adotados discos de freios duplos e ventilados para o modelo. O conversível atinge a velocidade máxima de 285 km/h e acelera de 0 aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos. Com o GranCabrio Sport também estréia uma nova cor de carroceria, o Rosso Trionfale, inspirada na cor dos Maserati de corrida dos anos 50. Em 1957, Juan Manuel Fangio venceu seu quinto título mundial de Fórmula 1 ao volante de um Maserati 250F vermelho.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)