Bravo Xtreme: um Show Car

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Postado 23 de outubro de 2012 por bisponeto em
Como é característico dentro das participações da Fiat no Salão Internacional do Automóvel, a montadora italiana traz mais uma vez um veículo que expressa a criatividade do seu time de engenheiros e “designers”. É neste tom que a Fiat apresenta o seu mais novo Show Car, o Bravo Xtreme, um carro criado para destacar o “design” italiano e a esportividade do modelo.

Neste ensaio do Fiat Design Center LATAM, o Bravo Xtreme recebe para-choque dianteiro com uma nova leitura da marca. O tradicional logo da Fiat mais o bigode cromado dão lugar a uma grade maior, sobre a qual é aplicado o famoso logotipo “vintage”, utilizado em modelos como o Fiat Mefistofele, esportivo da marca de 1908. Além disso, ele ganha duas tomadas de ar laterais com LEDS, que aumentam a percepção de largura do carro e a sensação de estabilidade visual. Também traz um spoiler central exclusivo, que visualmente aproxima o carro do asfalto.

Redesenhados, seus faróis apresentam o que há de mais tecnológico na área de iluminação. LEDS laterais em forma de ogivas envolvem o farol principal. Este formato lembra conceitualmente uma pérola protegida por uma armadura futurista. Na traseira do carro, destaque também para as lanternas com a mesma linha de “design” dos faróis dianteiros, como se fossem jóias iluminadas. O pára-choque apresenta saídas de ar laterais e um enorme difusor de ar. E Um aerofólio traseiro e minissaias laterais completam o visual dinâmico do carro.

O interior do Bravo Xtreme segue em harmonia com o “design” externo, sendo um tributo aos veículos superesportivos italianos. O conceito é uma interpretação da fusão entre esportividade e exclusividade, começando com uma nova disposição dos bancos, onde os quatro passageiros são acomodados em assentos individuais tanto nos postos anteriores quanto nos traseiros.

Tudo foi pensado para compartilhar a experiência e emoção da pilotagem para todos os passageiros. Enquanto motorista e passageiro tem uma visão privilegiada na parte frontal do carro, os passageiros dos bancos traseiros podem interagir com as telas posicionadas na parte posterior do encosto dos bancos dianteiros. Isso permite que eles curtam o visual da estrada com o mesmo privilégio do piloto, por meio de imagens geradas por câmeras localizadas no exterior do carro.

Seu painel de instrumentos recebeu novas grafias com indicações mais precisas e um toque de esportividade. À noite, o quadro se ilumina em duas cores: branco para o velocímetro, “display”, marcadores de combustível e temperatura, enquanto o contagiros é iluminado na cor vermelha. Ainda na parte frontal, uma faixa decorativa no painel foi reinterpretada com os volumes das saídas de ar laterais destacados e com a adição da terceira saída de ar na região central, fazendo alusão a alguns modelos lendários do grupo.

Para transmitir leveza e esportividade ao conjunto, o console central foi inteiramente redesenhado,. O pomo do câmbio recebeu nova empunhadura e é sustentado por uma estrutura que passa a sensação de que a alavanca flutua no console, enquanto o freio de mão convencional deu lugar ao sistema elétrico. O sistema de som, de alta fidelidade, foi desenvolvido em parceria com ASK exclusivamente para o modelo.

Bonito e extraordinário, o Bravo Xtreme também ganhou um conjunto mecânico que promete apaixonar os aficionados por desempenho. Para isso, foi utilizada a mesma base dos Linea do campeonato Copa Fiat: propulsor 1.4 16V T-Jet, com uma preparação específica, que e é capaz de gerar 253 cv a 6.600 rpm de potência máxima e torque máximo 33,2 kgfm a 5.000 rpm, fôlego de sobra para o modelo.

A suspensão do carro também foi toda retrabalhada para dar ao “show car” maior precisão de direção. Novos elementos como molas 10% mais rígidas e amortecedores específicos na suspensão dianteira permitem  que o Bravo Xtreme se comporte muito bem em arrancadas, freadas e em curvas mais bruscas. Sua suspensão traseira recebeu modificações para reduzir ainda mais a rolagem da carroceria. Tudo isso, somado ao conjunto de novas rodas de liga leve, fizeram com que o carro ficasse 5 mm mais baixo e com um visual muito agressivo e esportivo.

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