BMW instalará fábrica em Santa Catarina

0
Postado 22 de outubro de 2012 por bisponeto em
Ian Robertson, vice-presidente da BMW, anunciou nesta segunda-feira (22 de outubro), que a empresa instalará em Araquari, norte de Santa Catarina, sua primeira unidade montadora no País, com investimento de 200 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 528 milhões. O anúncio foi feito após reunião com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

De acordo com Ian Robertson, a construção da fábrica se iniciará em abril de 2013. A primeira leva de automóveis produzidos no estado deverá sair em 2014. O vice-presidente prevê uma produção que pode chegar a 30 mil unidades.O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, também participou da reunião com a presidente Dilma, na qual os representantes da marca alemã detalharam o plano de investimento no estado. Na oportunidade, Robertson afirmou que a unidade em Santa Catarina “é uma fábrica de montagem completa”, que fará a carcaça, a soldagem, a montagem e a pintura dos automóveis.

O primeiro modelo escolhido para ser fabricado em Santa Catarina é o utilitário BMW X1, que foi, de acordo com Robertson, “muito bem sucedido no mercado alemão”. Outros modelos poderão ser produzidos dependendo da demanda dos brasileiros. “Vamos produzir os modelos que são relevantes para o mercado daqui”, disse. “A produção seguirá as vendas”. Prevê a empresa alemã, oferecer treinamento para brasileiros que estejam interessados em trabalhar na BMW no Brasil, como programas de estágio na Alemanha. Há previsão de criação de mil empregos na fase de instalação da empresa, disse o vice-presidente. “Vamos oferecer capacitação, treinamento da força de trabalho local”.

É um “grande orgulho” receber a montadora alemã, que será a primeira fábrica de automóveis do estado. “Santa Catarina oferece características favoráveis, não é só nossa forte origem germânica, mas também nossa tecnologia, a qualificação da mão de obra, disse o governador Raimundo Colombo Evidente que há incentivos fiscais, mas eles não foram determinantes”, afirmou. O lançamento oficial do projeto de instalação, informou Raimundo Colombo, será na próxima segunda-feira (29 de outubro), em Florianópolis, na Ilha de Santa Catarina.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)