RS 5 Cabriolet: alta performance a céu aberto

0
Postado 21 de setembro de 2012 por bisponeto em
A Audi apresenta o novo RS 5 Cabriolet, veículo que será uma das estrelas da marca alemã no Salão do Automóvel de Paris, que acontece entre os dias 29 de setembro e 14 de outubro (para a imprensa especializada, nos dias dias 27 e 28 de setembro).

Sua silhueta fluida e as proporções equilibradas marcam o desenho do novo RS 5 Cabriolet, que recebeu, na dianteira, quadro com acabamento em alumínio fosco ao redor da grade singleframe hexagonal; e estruturas “favo de mel” e emblema brilhante RS 5 com acabamento em antracite. Os faróis xenon plus com faixa de luzes diurnas em LED e as grandes entradas de ar compõe o visual na parte da frente do modelo.

Na lateral, o RS 5 Cabriolet recebeu espelhos retrovisores com acabamento em alumínio; frisos das janelas, estrutura do para-brisa e cobertura do compartimento da capota são feitos em alumínio anodizado. A capota em tecido leve é fabricada com material especial, que garante conforto acústico a bordo. Basta apertar uma tecla para abrir e fechar a cobertura em apenas 15 e 17 segundos, respectivamente, em velocidade até 50 km/h.

Quando aberta, a capota ocupa apenas 60 litros do porta-malas, que tem capacidade total de 380 litros. Os encostos dos assentos traseiros podem ser rebatidos separadamente, variando a capacidade do compartimento de acordo com as necessidades dos ocupantes. Uma série de reforços na carroceria entregam ao conversível uma elevada rigidez, enquanto os para-lamas dianteiros em alumínio compensam uma parte do peso adicional dos reforços.

Elegantes faixas luminosas em LED têm destaque no conjunto ótico traseiro, que opera sem lâmpada incandescente convencional. Assim como as lanternas, o para-choque traseiro também foi redesenhado, com difusor que se prolonga na parte superior, além das duas saídas de escape elípticas. A tampa do porta-malas integra discreto “spoiler” em carbono fosco, que pode ser pintado na cor da carrocería a pedido do cliente.

Uma característica do Audi  RS 5 é o volante de três raios, com base achatada, e recoberto em couro perfurado. Com controle intuitivo, o sistema de navegação  MMI Plus (Multi Media Interface) requer apenas seis teclas para acessar os menus principais e uma tecla para controle do sistema Audi Drive Select. Os mais ousados podem usufruir  do sistema de informação ao motorista com laptimer para cronometrar o tempo das voltas e indicador da temperatura do óleo

O modelo vem equipado com o propulsor 4.2 FSI, 8 cilindros em V, com injeção direta de combustível e 4.163 cm³, que produz potência de 450 cv a 8.250 e torque máximo de 430 Nm entre  4.000 e 6.000 rpm.  Com a parte superior pintada em vermelho e feito na planta da montadora na Hungria, o propulsor alcança uma potência específica de 108,1 cv por litro – cada cv move 4,267 kg do peso do veículo. Com “flaps” nas saídas de escape para variar a ronco carismático do motor, há ainda a possibilidade de um sistema de escape esportivo na cor preta. O novo Audi RS 5 Cabriolet acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h, podendo ser elevada, a pedido do cliente, para 280 km/h. O poderoso 8 cilindros em V tem consumo médio de 9,2 km/litro.

Para a carroceira estão disponíveis oito cores: uma sólida, quatro  metalizadas e com efeito perolizado e três com efeito cristalizado. A capota está disponível em preto, cinza, vermelho e marrom. Como opcional, a Audi oferece pacote com acabamento em alumínio fosco para o compartimento do motor, feito com materiais plásticos reforçados com fibra de carbono (CFRP). A segurança ganha destaque no modelo, com equipamentos como o controle de cruzeiro adaptativo, que mantém a distância desejada do veículo da frente e até auxilia na frenagem – se a velocidade não superar os 30 km/h, é capaz de iniciar uma frenagem completa em caso de emergência.

Contra ainda com outros sistemas como o Audi Side Assist, que monitora o espaço atrás do carro e auxilia na troca segura de faixas; e o Audi Active Lane Assist, que facilita manter o veículo em sua faixa. Dinamismo e alta performance a céu aberto é o que o novo Audi RS 5 Cabriolet oferece.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)