Descanso para motoristas de caminhão

0
Postado 19 de setembro de 2012 por bisponeto em
O governo federal atendeu queixa do Movimento União Brasil Caminhoneiro e suspendeu o efeito da lei federal 12.619 que obriga os motoristas de caminhões descansar meia hora a cada 4 contínua de trabalho ao volante e 11 horas entre dois dias de trabalho.

A fiscalização punitiva para quem não cumpre a lei foi suspensa por 180 dias até que novas resoluções sejam reestudadas e publicadas no diário oficial. A fiscalização, com as devidas punições, quando for retomada, só será feita nas rodovias que realmente possuem condições para dar cumprimento à lei.

Na realidade, essa lei era necessária para reduzir as tragédias que envolvem caminhões nas estradas brasileiras, com grande quantidade de mortes e de custos materiais. Mas, as condições brasileiras ainda não são as melhores para impor essa lei. Não existem locais apropriados em quantidade suficiente para abrigar esses motoristas com segurança e conforto.

É preciso, então, dar um tempo para que os empresários do setor invistam nesse novo negócio. O governo deveria, também, oferecer uma linha de crédito com juros baratos para eles. É tudo uma questão de tempo e esse setor de serviços em estradas vai, certamente, crescer e gerar muitos empregos novos.

Sugestão: quem quiser saber o que deve fazer, basta dar um pulinho aos Estados Unidos e correr algumas estradas visitando os excelentes pontos de parada que lá existem.

Mais também, é hora da Polícia Rodoviária começar a fiscalizar os caminhões verificando o tacógrafo onde tem todas as informações do comportamento do veículo com o percurso, tempo e velocidade utilizada.

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)