Toyota inaugura fábrica em Sorocaba

0
Postado 9 de agosto de 2012 por bisponeto em
Nesta quinta-feira (9 de agosto), a Toyota inaugurou sua nova fábrica de Sorocaba (SP), localizada no km 92 da rodovia Castello Branco, sentido interior-capital. Terceira unidade produtiva da marca no Brasil, nela será fabricado o compacto Etios nas versões “hatch” e sedã. Foram investidos US$ 600 milhões. Sua capacidade de produção inicial será de 70 mil veículos por ano e serão gerados 1.500 empregos diretos.

“Estou extremamente encantado por poder presidir a cerimônia de inauguração desta fábrica e apresentar a vocês o Etios, verdadeiro carro brasileiro feito para brasileiros”, disse Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation. “Somente quem fez esforços no País pode conhecer os caminhos que o Brasil pode construir. A Toyota quer crescer junto com o Brasil.” A marca aproveitou a ocasião para anunciar a decisão de construir uma nova fábrica de motores em Porto Feliz (SP). No local serão feitos motores 1.3 e 1.5 para o Etios e propulsores 1.8 e 2.0 para o Corolla. O início das operações está programado para o segundo semestre de 2015, com uma capacidade anual prevista de cerca de 200 mil unidades.

A nova unidade da Toyota, que começa a produzir o Etios no próximo mês, tem 3,7 milhões de metros quadrados e é a primeira do País desenvolvida totalmente com o conceito Ecofactory da marca, o mesmo utilizado na matriz, no Japão. A metodologia consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis e emissões de CO2 (dióxido de carbono), além de reutilização das águas pluviais e preservação da área.

Na oportunidade o presidente da Toyota Mercosul, Shunichi Nakanishi afirmou que pretende dobrar as vendas da Toyota no Brasil nos próximos dois anos e se tornar uma das líderes de mercado nos próximos dez anos. A montadora está no Brasil desde 1958. Durante quatro décadas, a marca produziu apenas o utilitário esportivo Bandeirante no País, em São Bernardo do Campo (SP), que hoje faz componentes para Corolla e Hilux. Só em 1998 a fábrica de Indaiatuba (SP) começou a produzir um segundo modelo, o Corolla.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)