Toyota exibe seu ‘carro brasileiro’

0
Postado 3 de agosto de 2012 por bisponeto em Automóveis
Nesta sexta-feira (3de agosto), a Toyota promoveu o “lançamento estático do seu “carro brasileiro” (Etios), num “shopping” de São Paulo, em apresentação batizada de Etios Connection.

O “design” do Etios é agradável. Tem linhas marcantes e recorte quadrado, diferente do “padrão” adotado pelas montadoras nesta categoria e que foi modificado pela Nissan com o March, um dos concorrentes do Etios.

Tem conjunto óptico harmônico com o resto da carroceria, pára-choques simples, mas bem desenhados, e lanternas charmosas. O que não agrada são as rodas, que destoam do resto do desenho, mais delicado. Seu acabamento interno tem uso excessivo de um plástico, que lembra o de carros abaixo dos R$ 25 mil. A textura sofre da mesma falta de cuidado. O painel de instrumentos, tem grafismo simples e sem graça.

Para completar o conjunto, a tampa do porta-luvas ostenta um buraco: recorte redondo é feito para acomodar a saída de ar do lado direito quando a tampa está fechada. Além de ser um acabamento bem descuidado, dá a impressão de que a saída de ar ficou “sobrando” no painel. Além disso, a tampa do porta-luvas abre sobre a perna do passageiro, exigindo cuidado. O espaço interno é bom. O habitáculo tanto do “hatch” quanto do sedã acomoda bem quatro pessoas (mas três pessoas no banco traseiro complica). O motorista tem boa folga de banco sem que aperte a perna de quem está atrás. O encosto dos bancos traseiros é uma peça única.

Os motores disponíveis para o Etios, importados do Japão, serão o 1.3 16V e o 1.5 16V. Os dados de potência e torque não foram divulgados oficialmente, mas no porta-luvas dos carros apresentados nesta sexta-feira estava o manual do carro com os seguintes dados: para o motor 1.3, são 90 cv de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque, se abastecido com etanol; 84 cv a 3.600 rpm e 11,9 kgfm, com gasolina; para o motor 1.5: 95,5 cv a 3.600 rpm e 13,8 kgfm de torque, com etanol; 92 cv a 3.600 rpm e 13,8 kgfm, com gasolina.

A princípio, apenas um câmbio manual de cinco marchas será oferecido. A lista de equipamentos também não foi divulgada pela marca.

O preço sugerido do Etios parte de R$ 35 mil, valor que dá até para comprar um Corolla usado. Em outras palavras, se for considerar somente o acabamento, o Etios perde em custo-benefício e se torna a opção mais cara desta categoria tão disputada e que, um mês depois deste modelo, ganhará outro concorrente, o HB20, da Hyundai. O Toyota Etios será apresentado aos curitibanos, por intermédio do Etios Connection, de 15 e 16 de setembro – Park Shopping Barigui.


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)