McLaren cria carro sob encomenda: X-1

0
Postado 21 de agosto de 2012 por bisponeto em
A McLaren mostrou (pela primeira vez), recentemente em evento realizado nos Estados Unidos, o X-1 Concept, carro criado exclusivamente para um cliente especial da empresa.

“Um dos nossos clientes, que já é proprietário de um McLaren F1, um Mercedes-Benz SLR McLaren e um MP4-12C, queria um carro único. A conversa começou há três anos, com nosso CEO, Ron Dennis. Ele queria um esportivo com a capacidade do MP4-12C, mas envolvido numa carroceria única, que refletisse suas necessidades e sua personalidade”, explica Paul MacKenzie, diretor da McLaren Special Operations, divisão responsável por projetos customizados da marca. “A característica-chave que o cliente desejava era uma elegância clássica e atemporal, que foi um grande desafio”, completa Frank Stephenson, diretor de “design” da MSO.

O X-1 é construído sobre a Monocell, estrutura de fibra de carbono criada para o MP4-12C, que também empresta seu motor V8 biturbo, de 625 cv de potência. No restante, como rodas e faróis, o X-1 tem componentes exclusivos. Destaque para as portas que abrem para cima. Talvez a característica mais incomum da McLaren X-1 Concept é o estilo das rodas traseiras fechadas, resultado do desejo do cliente que queria um carro que tivesse uma elegância fora do comum.

Todos os painéis do corpo são feitas de protótipo de carbono, negro piano, tal como especificado pelo proprietário. Os lados do corpo são revestidos de fibra de carbono. De acordo com os executivos da McLaren, a inspiração veio de automóveis como Citroën SM (1971), Mercedes-Benz 540k (1939), Chrysler D’Elegance Ghia (1953) e Facel Vega (1961), além da arquitetura do museu Guggenheim (NovaYork) e até de um piano.

Quanto às medidas, o modelo é 11 cm mais comprido e 19 cm mais largo que o MP4-12C, chegando a 4,66 m de comprimento e 2,01 m de largura. O peso de 1.400 kg equivale ao do esportivo de linha da McLaren. O McLaren X-1 Concept é um carro único. Um produto resultante do desejo de alguém com dinheiro suficiente para comprar fantasias cheias de caprichos, cuja estética (design ou estilo), vai ser um sucesso para alguns, e questionável para outros.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)