Linha 2013 do Sandero e Logan chega com o novo motor 1.6 8V Hi-Power

0
Postado 24 de agosto de 2012 por bisponeto em Automóveis
Foi apresentada nesta quinta-feira (23/8), pela Renault do Brasil, em Curitiba (PR), a linha 2013 dos modelos Logan, Sandero e Sandero Stepway, que traz como principal novidade o novo motor 1.6 8V Hi-Power, mais eficiente, com curva de torque mais linear e mais econômico. O propulsor 1.6 8V Hi-Power se beneficia da tecnologia e do know-how da marca Renault na Fórmula 1, onde, atualmente, fornece motores para quatro equipe (Red Bull Racing-Renault, Lotus-Renault, Williams-Renault e Caterham-Renault). Com mais de três décadas na categoria máxima do automobilismo mundial, os carros equipados com motores Renault já conquistaram 10 títulos do Campeonato de Construtores.

Mais desempenho e mais economia que o antigo Hi Torque 1.6 8V, o novo propulsor foi desenvolvido pela equipe de engenharia do Renault Tecnologia Américas (RTA), instalado no Brasil, para satisfazer o gosto dos motoristas brasileiros, que não abrem mão de bom desempenho e, principalmente, de torque em baixas rotações. Além do novo motor, a gama 2013 do Sandero traz outras mudanças importantes, como, por exemplo: a chegada da versão “GT Line” – que reforça ainda mais esportividade presente na linha Sandero -, e os novos equipamentos de série das versões Authentique e Expression. As mudanças beneficiam também o sedã Logan, que, além de receber o novo motor 1.6 8V Hi-Power, também passa a contar com mais equipamentos de conforto e conveniência.

Mudanças

As alterações realizadas no propulsor 1.6 8V Hi-Power foram feitas pela equipe de desenvolvimento de motores do Renault Tecnologia Américas (RTA), moderno centro de engenharia, cujo objetivo é desenvolver produtos voltados à necessidade e ao perfil dos consumidores latino-americanos. Foram 36 meses de trabalho intenso, 7 mil horas de ensaios em laboratório para validação e 40 protótipos testados, o que resultou num propulsor mais eficiente, com curva de torque mais linear e mais econômico.  No total, foram 51 novas peças. Os engenheiros também trabalharam no desenvolvimento de um novo motor de partida para o propulsor 1.6 8V Hi-Power.

Esta nova peça possui uma maior velocidade de rotação, resultando numa partida mais rápida e mais robusta, sem falhas. As mudanças técnicas na linha 2013 de Logan e Sandero incluem mudanças nas relações de marchas, para beneficiar o consumo de combustível. O câmbio continua sendo o mesmo manual de cinco marchas feito pela Renault no Chile, caracterizado por engates macios e precisos. As relações de marchas, no entanto, foram ligeiramente modificadas, com o objetivo de reduzir o consumo de combustível.

Sandero GT Line

A partir da gama 2013, a linha Sandero ganha uma nova versão, batizada de “GT Line”, que realça ainda a esportividade presente na gama Sandero. A denominação esportiva “GT Line” já é conhecida do brasileiro, pois serviu para nomear a série limitada, também do modelo Sandero, no final de 2010 . Externamente, saltam aos olhos os faróis com máscara negra e os faróis de neblina com moldura preta, detalhes que deixaram a frente do veículo com um ar mais agressivo. Ainda na dianteira, chama a atenção o monograma estilizado com a inscrição “GT Line”, entre a grade frontal e a tampa do capô, ao lado do farol esquerdo.

O novo pára-choque frontal, desenvolvido exclusivamente para a verção GT Line, busca realçar o dinamismo presente no desenho do Sandero. Esta peça conta com uma ampla entrada de ar para o radiador, pintada na cor preta instalada na parte central. Além disso, a parte inferior do pára-choque dianteiro, que abriga os faróis de neblina, é em preto, o que confere ainda exclusividade e esportividade. Nas laterais, estão expostos adesivos esportivos, fixados na parte superior das portas, avançando sobre os pára-lamas. Os retrovisores são na cor preto brilhante e as rodas 15 polegadas, confeccionadas em liga leve, também na cor preta, têm desenho exclusivo.

Mesmo com todos estes equipamentos, o GT Line tem preço mais em conta que os de seus concorrentes diretos no mercado brasileiro: R$ 38.470. A nova versão GT Line será comercializada em quatro diferentes opções de cor: Branco Glacier, Vermelho Vivo, Prata Etoile e Preto Nacré, todas pensadas para realçar a vocação esportiva do modelo. A linha 2013 do hatch também passa a ser equipada com o novo motor 1.6 8V Hi-Power.

Modelos e preços

A linha 2013 do Novo Sandero chega em nove versões, a partir dos seguintes preços sugeridos: Sandero Authentique 1.0 16V Hi-Flex (R$ 27.030); Sandero Expression 1.0 16V Hi-Flex (R$ 32.610); Sandero Expression 1.6 8V Hi-Power (R$ 35.930); Sandero GT Line 1.6 8V Hi-Power (R$ 38.470); Sandero Privilège 1.6 8V Hi-Power (R$ 38.470); Sandero Privilège 1.6 8V Hi-Flex Automático (R$ 41.750); Sandero Stepway 1.6 8V Hi-Power (R$ 40.660); Sandero Stepway 1.6 16V Hi-Flex Automático (R$ 44.870); e a série limitada Sandero Stepway Rip Curl 1.6 16V Hi-Flex (R$ 41.150). Já a linha 2013 do Logan tem quatro versões, a partir dos seguintes preços: Logan Authentique 1.0 16V Hi-Flex (R$ 26.450); Logan Expression 1.0 16V Hi-Flex (R$ 31.770); Logan Expression 1.6 8V Hi-Power (R$ 35.480); e o Logan Expression 1.6 16V Hi-Flex Automático (R$ 39.230).


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)