Webber vence GP da Inglaterra

0
Postado 9 de julho de 2012 por bisponeto em
O fim de semana da Fórmula-1 em Silverstone começou com homenagens à espanhola Maria de Villota, que sofreu um grave acidente na última terça-feira durante testes realizados pela Marussia na Inglaterra (a piloto deixou a UTI neste domingo). Os companheiros de profissão correram com um adesivo com a estrela característica da espanhola nos capacetes. E terminou com o pulo de felicidade de Mark Webber, vencedor da corrida, no pódio. O piloto da RBR faturou a prova após superar Fernando Alonso no fim.

Depois da chuva que caiu sexta-feira e sábado em Silverstone, o tempo mudou no domingo. E os pilotos disputaram o GP da Inglaterra, nona etapa da temporada 2012 da Fórmula 1 com pista seca. O “pole position” Fernando Alonso fez o possível para manter sua Ferrari na ponta, mas sofreu com o desgaste dos pneus macios na parte final da prova e não resistiu ao assédio do piloto australiano Mark Webber. Mas a escolha dos pneus foi quem definiu o pódio.

Na primeira rodada de “pit stops”, quem se deu bem foi Vettel. O alemão parou cedo, na 11ª volta, e retornou à frente de Massa e Schumacher. Lewis Hamilton retardou a primeira parada e assumiu a liderança, mas por pouco tempo. Mais rápido Alonso partiu para cima e ultrapassou o britânico na 18ª volta. Hamilton tentou dar o troco, surpreendeu o espanhol, mas acabou levando um “xis” e perdeu a posição outra vez. Lewis parou nos boxes na 22ª volta e retornou em oitavo.

Enquanto isto o brasileiro Felipe Massa que fez boa largada, assumiu a quarta posição, posição que manteve até o fim da prova. Antes da última troca de pneus, Alonso buscou se manter o máximo na pista. Foi o último a parar retornando na ponta, seguido por Webber, Vettel, Massa, Raikkonen e Grosjean. Com pneus duros, Webber começou a tirar a diferença de quase 5s segundos para Alonso, que preferiu deixar os compostos macios para o último trecho da corrida e pagou caro pelo desgaste.

Tirando de meio a um segundo por volta, o piloto australiano se aproximou de vez de Alonso, a cinco voltas do fim. Com uma bela manobra, Webber ultrapassou Alonso por fora na 48ª das 52 voltas e seguiu para receber a bandeirada em primeiro, três segundos à frente do rival. Webber cruzou a linha de chegada seguido de Alonso, Vettel e Massa.

A corrida foi marcada por belas ultrapassagens, como a de Webber sobre Alonso, que decidiu a vitória. Dentre as manobras que mais chamaram a atenção, duas foram protagonizadas pelos brasileiros: Felipe Massa (quarto lugar na prova) sobre seu ex-companheiro de Ferrari, Michael Schumacher; e Bruno Senna sobre Nico Hulkenberg, da Force India, para garantir a nona posição. A Fórmula-1 volta à pista daqui a duas semanas, para o GP da Alemanha, de 20 a 22 de julho, em Hockenheim, pela décima etapa da temporada.

 

Classificação final do GP da Inglaterra:


1.º) Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 52 voltas em 1h25m11s288;
2.º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 3s060;
3.º) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 4s836;
4.º) Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 9s519;
5.º) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 10s314;
6.º) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 17s101;
7.º) Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 29s153;
8.º) Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 36s400;
9.º) Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), a 43s300;
10.º) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 44s400;
11.º) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 45s300;
12.º) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 47s800;
13.º) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari), a 51s200;
14.º) Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari), a 53s300;
15.º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 57s300;
16.º) Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a uma volta;
17.º) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a uma volta;
18.º) Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), a uma volta;
19.º) Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), a uma volta;
20.º) Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), a duas voltas e;
21.º) Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), a duas voltas.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)